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Title: A importância do sentido do saber: o caso da matemática presente na pesca no Município de Salinópolis
Authors: Pinheiro, Lucivaldo Vieira
Advisors: Borralho, António Manuel Águas
Keywords: Etnomatemática
Matemática
Educação
Pescador
Atividade pesqueira
Ethnomathematics
Mathematics
Education
Fisherman
Fishing activity
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar a matemática formal presente na atividade pesqueira, analisando se os pescadores a praticam de forma consciente. O quadro teórico que embasou a referida investigação centrou-se principalmente nos estudos do pesquisador brasileiro Ubiratan D’Ambrósio e de outros estudiosos, que difundem as ideias Etnomatemáticas por meio de seus estudos. Os recursos metodológicos utilizados nesta pesquisa partiram de uma inspiração etnográfica realizada junto a três pescadores, no âmbito de uma comunidade pesqueira. Quanto à especificidade dos instrumentos metodológicos empregados neste estudo, os mesmos se deram por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise de dados foi de natureza interpretativa seguindo um esquema analítico, com a intensão de se verificar como os pescadores desenvolviam sua atividade profissional e se os mesmos conseguiam relacionar algo de sua prática com o saber matemático. Neste sentido o referido trabalho destaca a ocorrência mínima de percepção dos pesquisados com relação à agregação do saber matemático à prática de sua atividade profissional. Este estudo também expõe, de modo explícito, que esta mínima percepção evidencia-se por conta da grande dicotomia existente entre a origem do conhecimento matemático dos pescadores, internalizado nas suas práticas, e o conhecimento científico presente na matemática formal; The importance of sense about knowledge: The presence of mathematics in the activity of the fishermen in the municipality from Salinópolis ABSTRACT: This study aims to identify the formal mathematics in this fishing activity, analyzing if fishermen practice it consciously. The theoretical framework that based such research focused mainly on studies of Brazilian researcher Ubiratan D'Ambrosio and other researchers, who spread the ethnomathematics ideas through their studies. The methodological tools used in this research started from an ethnographic inspiration conducted with three fishermen within a fishing community. Regarding the specificity of the methodological tools used in this study, we have taken through observations, semi-structured interviews and documentary analysis. Data analysis was interpretative following an analytical framework, with the intention to see how the fishermen developed their professional activity and whether they could relate some of his practice with the mathematical knowledge. In this regard such work highlights the minimal occurrence of perception of the investigated with respect to the aggregation of mathematical knowledge to practice their professional activity. This study also sets out explicitly that this minimum perception is evident on account of the great dichotomy existing between the source of mathematical knowledge of fishermen, internalized in their practices, and scientific knowledge present in formal mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17682
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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