Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17677

Title: Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
Authors: Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
Advisors: Moreira, Maria de Lurdes
Keywords: Linguagem escrita
Abordagem inicial
Dificuldades de aprendizagem
Professores do 1º ciclo
Written language
Initial approach
Learning disabilities
Primary school teachers
Issue Date: 2015
Abstract: A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17677
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação versão final.pdf464.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois