|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17677
|
Title: | Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
Authors: | Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes |
Advisors: | Moreira, Maria de Lurdes |
Keywords: | Linguagem escrita Abordagem inicial Dificuldades de aprendizagem Professores do 1º ciclo Written language Initial approach Learning disabilities Primary school teachers |
Issue Date: | 2015 |
Abstract: | A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que,
constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta
forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo
perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem
junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem
da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º
ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de
2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre
a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta
competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão
conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças
que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora,
desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract:
Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less
success in its acquisition
Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for
the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this
sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the
primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the
process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the
primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a
semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written
language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The
results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to
written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and
facilitator, developing various strategies whit this purpose. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17677 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|