|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17573
|
Title: | A tipografia na obra de Manoel de Oliveira: circuito de cinema português do século XX |
Authors: | Coelho, Teresa Carla Palmeira |
Advisors: | Marques, Tiago Navarro |
Keywords: | Tipografia Classificação Tipográfica Design gráfico Cartaz cinematográfico Manoel de Oliveira Typography Typographia classification Graphic design Film poster Manoel de Oliveira |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A atual dissertação intitulada A tipografia na
obra de Manoel de Oliveira: Circuito de cinema
português do século XX incide o seu estudo no
domínio do design gráfico, nas áreas específicas da
tipografia e do cartaz de cinema.
Procurou-se, por um lado, perceber se a
determinação tipográfica adotada em cada cartaz
se adequa à narrativa do filme a que corresponde
ou se o gosto da época se lhe sobrepõe, por outro,
saber se o carácter dos tipos foi preservado ou
corrompido devido a um incorreto manuseamento.
Pretendeu-se ainda averiguar em que medida a
introdução em meados dos anos 1980 de sistemas
operativos e programas com interfaces gráficos,
influiu na aplicação e manipulação dos tipos por
parte do criativo.
Decidiu-se adotar para esta investigação uma
metodologia mista - qualitativa e quantitativa -
que nos levasse, após uma revisão bibliográfica, a
compreender, selecionar e definir os indicadores
úteis à construção de uma grelha analítica que
permitisse regular a observação direta e registos
estruturados no nosso estudo.Considerou-se ainda de extrema importância
visionar aos filmes abrangidos na nossa amostra,
perspetivando uma análise interpretativa mais
rigorosa, sistematizada e qualitativa sobre os seus
cartazes.
Tanto os resultados como a metodologia aplicada
ao nosso estudo poderão contribuir para o
seguimento de uma outra investigação adaptada,
por oposição, a um cinema de vertente comercial,
quer seja nacional ou internacional, ou mesmo a
outras áreas artísticas como o teatro, a dança e a
música; ABSTRACT:
The current dissertation entitled The typography
in the work of Manoel de Oliveira: The Portuguese
twentieth century cinema circuit focuses his study
in the graphic design field, in the specific areas of
typography and film poster.
Looking, on the one hand, to understand if
the typographical determination adopted in
each poster fits the narrative of the film which
corresponds or the love of the time overlaps it,
on the other hand, whether the character of the
types was preserved or corrupted due to improper
handling. It also intends to ascertain to what extent
the introduction in the mid-1980s of the operating
systems and programs with graphical interfaces,
influenced the application and handling of types
from the creative.
It was decided to adopt for this investigation a
mixed methodology - qualitative and quantitative
- to take us, after a literature review, understand,
select and define useful indicators for the
construction of an analytical grid that would
allow to regulate direct observation and records
structured in our study. It is also considered of utmost importance viewing
the films covered in our sample, showing the
perspective of stricter interpretative analysis,
systematic and qualitative on their posters.
Both the results and the methodology applied
to our study may contribute to the monitoring
of another adapted research, as opposed to a
commercial aspect cinema, whether national or
international, or even to other artistic fields such
as theater, dance and music. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17573 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|