Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17554

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o espaço exterior, a expressão motora e o desenvolvimento da criança
Authors: Carvalho, Teresa de Jesus Costa da Rocha Reguengos de
Advisors: Pomar, Clarinda
Keywords: Espaço exterior
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Expressão motora
Prática de ensino supervisionada
Formação de educadores de infância
Outer space
Preschool education
Development
Motor expression
Supervised teaching practice
Pre-school education
Issue Date: 2015
Abstract: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, em creche, com crianças de dois anos e em jardim de infância, com crianças entre os três e quatro anos, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório serviu para delinear, aprofundar e refletir sobre as práticas essenciais ao desempenho profissional, desde a conceção, passando pela ação pedagógica até à investigação educacional, sendo sustentado na metodologia de investigação-ação, utilizando vários elementos de forma a posterior análise para conseguir responder à problemática definida. Ao longo da sua elaboração procurei compreender a importância do espaço exterior e da expressão motora no desenvolvimento da criança. O espaço exterior permite situações de aprendizagem ao “ar livre” interagindo, explorando e experimentando as características e potencialidades do meio. Neste sentido promovi atividades que permitiram explorar o espaço exterior e recursos, da instituição e outros; Report of Supervised Teaching Practice in Preschool Education: Outdoor Space, Motor Expression and Childhood Development Abstract: The present internship report was developed within the course of supervised teaching practice in kindergarten, with two years old children and in kindergarten, with children between three and four years, with the purpose of the master’s graduation in early childhood education. This report was used to delineate, deepen and reflect on the essential practices to professional performance, from conception, through pedagogic action to educational research being supported in the research-action methodology, using multiple elements to subsequent analysis to be able to answer the defined problematic. This action aim to understand the importance of outer space and the motor expression in child development. The exterior space allows learning situations to "outdoor" interacting, exploring and experiencing the characteristics and potential of the medium. In this sense there were promoted activities that allowed exploring outer space and resources of the institution and others.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17554
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Versão Final.pdf6.79 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois