Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17518

Title: Avaliação de desempenho, a satisfação das necessidades intrínsecas no trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional
Authors: Lisboa, Marta Martelo Robalo
Advisors: Santos, Nuno Rebelo dos
Keywords: Necessidades intrínsicas
BNSG
QCCO
Satisfação no trabalho
Avaliação de desempenho
Intrinsic needs
BNSG
OCBQ
Work satisfaction
Performance evaluation
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objetivo geral deste estudo é verificar qual a associação existente entre a satisfação das necessidades intrínsecas, a avaliação de desempenho, e os comportamentos de cidadania organizacional dos indivíduos. Para a realização deste estudo foi aplicado um conjunto de instrumentos quantitativos – Basic Need Satisfaction in General Scale (BNSG); Questionário de Comportamentos de Cidadania Organizacional (QCCO); e um Questionário Sociodemográfico (QS), com ênfase na avaliação de desempenho (cumprimento de objetivos) – a uma amostra de 96 colaboradores do departamento comercial de uma empresa portuguesa. Através de testes-t para as diferenças de médias, não se observou evidência estatística que suporte a diferença entre os grupos considerados: 1) ao nível da satisfação das necessidades psicológicas básicas, e 2) ao nível dos comportamentos de cidadania organizacional, e a avaliação de desempenho dos colaboradores (cumprimento, ou não, dos objetivos); para BNSG vs. Avaliação de Desempenho (t (94) = -0.050; p = 0.960), e para QCCO vs. Avaliação de Desempenho (t (94) = -0.072; p = 0.943). Através das correlações de Pearson foi confirmada a existência de uma correlação entre as variáveis BNSG e QCCO. Assim, é possível afirmar que, embora seja comprovada a ideia instintiva de que os indivíduos mais satisfeitos serão aqueles que demonstram melhores níveis de produtividade, os dados recolhidos não puderam determinar um nexo de causalidade entre as variáveis estudadas, mas apenas que existe uma associação positiva entre as variáveis BNSG e QCCO; Performance evaluation, intrinsic work needs satisfaction and organizational citizenship behaviours ABSTRACT: The main of this study is to verify what association exists between intrinsic needs satisfaction, performance evaluation and individuals’ organizational citizenship behaviours. For this study, a set of quantitative instruments were applied – Basic Need Satisfaction in General Scale (BNSG); Organizational Citizenship Behaviours Questionnaire (OCBQ); and a Sociodemographic Questionnaire (SQ), emphasising the performance evaluation (goal achievement) – to a sample of 96 collaborators from the commercial department of a Portuguese company. Through T-tests for mean differences, no statistical evidence was observed that supports the difference between the considered groups: 1) at a basic psychological needs satisfaction level, and 2) at an organizational citizenship behaviours level, between the collaborators’ performance evaluation (goal achievement or lack of); for BNSG vs. Performance Evaluation (t (94) = -0.050; p = 0.960), and for OCBQ vs. Performance Evaluation (t (94) = -0.072; p = 0.943). Through Pearson correlations, a correlation between variables BNSG and OCBQ was confirmed. Thus, it is possible to affirm that, though the instinctive idea that more satisfied individuals are the ones who show better productivity levels is proven, the collected data was unable to determine a causal link between the studied variables, only that there is a positive association between variables BNSG and OCBQ.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17518
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliação de desempenho, a satisfação das necessidades intrínsecas no trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois