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http://hdl.handle.net/10174/17514
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Title: | Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
Authors: | Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa |
Advisors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | Avaliação externa Autoavaliação Cultura organizacional de escola Clima de escola e liderança(s) External evaluation Self-evaluation Organizational culture School culture and leadership(s) |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes.
Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido.
A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract:
School External Evaluation: what to do to change and improve?
In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers.
We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance.
We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17514 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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