Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17495

Title: A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação
Authors: Fialho, Isabel
Correia, Ana Paula
Editors: Estrela, Teresa
Keywords: Avaliação de escolas
respostas estratégicas
ritual de legitimação
melhoria educativa
Issue Date: 2015
Publisher: Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE
Citation: Correia, A. P. & Fialho, I. (2015). A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação. In T. Estrela et al. (Ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE, (pp.99-112). Lisboa: Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE. [ISBN: 9789898272256] http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf
Abstract: Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. Nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores ao modo como se desenvolveu o processo de conceção e implementação da autoavaliação de escola. Com este objetivo foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa de cada uma das escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17495
ISBN: 9789898272256
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Atas AFIRSE, 2015 - A avaliação de escolas entre a intenção e a ação (99-112).pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois