|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17490
|
Title: | Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a AEE em Portugal |
Authors: | Fialho, Isabel Saragoça, José Correia, Ana Paula Silvestre, Maria José Gomes, Sónia |
Editors: | Mouraz, Ana Valadas, Sandra Pacheco, José Augusto |
Keywords: | avaliação externa escolas relatórios internacionais |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
Citation: | Fialho, I.; Saragoça, J.; Correia, A. P.; Silvestre, M. J. & Gomes, S. (2015). Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a AEE em Portugal. In A. Mouraz; S. Valadas & J. A. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.117-221). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. [ISBN 978-989-8471-18-5] |
Abstract: | Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resultou de um percurso, com mais de uma década, em programas e em projetos, nacionais e internacionais. A experiência portuguesa no que concerne aos processos de avaliação externa é ainda muito curta quando comparada com a de outros países da Europa. Todavia, o caminho percorrido tem conduzido à alteração de algumas práticas e evidenciou potencialidades e fragilidades nos processos de avaliação, que têm vindo a ser divulgadas em diversos estudos, pareceres e relatórios sobre a avaliação externa das escolas, tanto em Portugal como no restante espaço europeu.
Nesta comunicação, apresentamos os resultados de uma análise desenvolvida no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (PTDC/CPE-CED/116674/2010), que teve como objetivos: i) identificar relatórios europeus com informação sobre o PAEE; ii) estabelecer comparações entre o PAEE e programas de avaliação externa, aplicados noutros países; e iii) identificar pontos fortes, pontos fracos e recomendações do/para o PAEE. Foram identificados quatro relatórios, publicados entre 2009 e 2012, que nos conduzem a um questionamento sobre o PAEE, com evidenciação de potencialidades ao nível da consolidação de boas práticas reconhecidas internacionalmente e da reformulação e melhoria de alguns aspetos menos bem conseguidos, que devem ser revistos ou melhorados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17490 |
ISBN: | 978-989-8471-18-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|