Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17489

Title: Os contraditórios na AEE. Consensos a divergências
Authors: Fialho, Isabel
Saragoça, José
Silvestre, Maria José
Matos, Conceição
Correia, Ana Paula
Gomes, Sónia
Editors: Mouraz, Ana
Valadas, Sandra
Pacheco, José Augusto
Keywords: Contraditórios
Avaliação externa
consensos
divergências
Issue Date: 2015
Publisher: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Citation: Fialho, I.; Saragoça, J.; Silvestre, M. J. Matos, M. C.; Correia, A. P. & Gomes, S. (2015). Os contraditórios na AEE. Consensos a divergências. In A. Mouraz; S. Valadas & J. A. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.232-248). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. [ISBN 978-989-8471-18-5]
Abstract: Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1º ciclo (2006-2011) e 2º ciclo de (2011-2012), nas quatro áreas territoriais onde a IGEC exerce a sua atividade (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). A amostra inclui 100 escolas 50% das quais obtiveram as classificações mais altas nos relatórios e 50% tiveram as classificações mais baixas. Foram analisados todos os contraditórios (N=69) desta amostra de escolas o que significa que apenas 35% exerceram o direito do contraditório. Este estudo teve por objetivo central percecionar e dar conta dos ‘consensos’ e das ‘divergências’ entre relatórios e contraditórios com vista à construção de significados, a partir de elementos discursivos explícitos e/ou implícitos. Na análise dos dados e apuramento dos resultados procedeu-se à análise discursiva do conteúdo dos contraditórios, a partir da produção de uma matriz de categorização previamente estabelecida, a qual incluiu 10 categorias de análise: 1) modelo de avaliação, 2) noções de avaliação, 3) subjetividade dos avaliadores, 4) discordância relativamente ao relatório e aos seus conteúdos de factos e de interpretação, 5) impactos e efeitos dos relatórios na escola, 6) impacto e efeitos do relatório na comunidade, 7) impacto e efeitos na sala de aula, 8) consequências do contraditório, 9) idoneidade dos avaliadores 10) sugestões de melhoria ao modelo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17489
ISBN: 978-989-8471-18-5
Type: bookPart
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