|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17485
|
Title: | Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria |
Authors: | Correia, Ana Paula Fialho, Isabel Sá, Virgínio |
Editors: | Mouraz, Ana Valadas, Sandra Pacheco, José Augusto |
Keywords: | Avaliação institucional mudança organizacional melhoria educativa |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
Citation: | Correia, A. P.; Fialho, I. & Sá, V. (2015). Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria. In A. Mouraz; S. Valadas & J. A. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.424-440) . Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. [ISBN 978-989-8471-18-5] |
Abstract: | No contexto educativo português existem, atualmente, orientações legais para que as escolas sejam, por um lado, sujeitas a processos de avaliação externa e, por outro, induzidas a criar mecanismos de autoavaliação. Embora a escola seja, pelo menos em parte, um “locus de produção normativa”, na prática não tem sido fácil o diálogo entre a avaliação externa e os processos de mudança e melhoria, através da autoavaliação institucional. O trabalho que apresentamos integra um projeto de doutoramento, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativo e opta pelo estudo de casos múltiplos. No presente estudo restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores às relações entre a avaliação de escola e as mudanças ocorridas no seu interior. Questiona-se essencialmente: quais as mudanças ocorridas na escola na sequência dos processos avaliativos. Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo das trinta e sete entrevistas realizadas a atores da comunidade educativa com diferentes funções nas escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a sua avaliação e melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as mudanças que ocorrem nas estruturas, nos processos e nas práticas mais do que respostas à necessidade de eficácia e melhoria interna da escola, traduzem-se em processos de adaptação, que variam consoante as tensões existentes entre o contexto institucional e o ambiente competitivo onde as escolas estão inseridas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17485 |
ISBN: | 978-989-8471-18-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|