|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17434
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender ciências com a poesia |
Authors: | Carapinha, Patrícia Jesus |
Advisors: | Fialho, Isabel José |
Keywords: | Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Ensino e aprendizagem Ciência e poesia Pre-school education 1st cycle of primary education Supervised teaching pratice Teaching and learning Science and poetry |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimentos e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. Sendo este relatório uma meta desejada e fulcral na minha vida, marcando o meu percurso e formação, ele é também um momento de “paragem” que me permite consolidar, e contruir conhecimentos e, por conseguinte permite-me estabelecer uma correspondência com o momento de reflexão. Reforçar a abordagem da ciência em contexto de Pré-escolar e 1.º ciclo numa perspetiva integrada com a língua portuguesa, sobretudo através da poesia foi ponto de partida para a definição dos principais objetivos deste relatório: i) conhecer conceções das crianças sobre ciência e temas de ciências; ii) promover o desenvolvimento das capacidades de observar, pensar e refletir através de atividades práticas/experimentais; iii) desenvolver o gosto pela ciência; iv) potenciar o gosto pela poesia através da ciência; v) desenvolver nos alunos a autonomia no uso da metodologia científica através da criação e dinamização da área das ciências. Neste sentido, a metodologia utilizada foi a investigação-ação como processo de investigação sustentado na reflexão. Para tal foram promovidas atividades e estratégias que salientassem as potencialidades da transversalidade na abordagem das duas áreas: ciência e poesia. Os instrumentos a que se recorreram para obter os dados necessários foram a observação participante, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e também a produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo foram as crianças do jardim de infância de Valverde e a respetiva educadora cooperante e também todos os alunos da turma do 4B da Escola Básica de Canaviais e a professora cooperante; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Teaching of the Primary School: Learning Sciences with Poetry Abstract: This report was made in order to accomplish the requirements for the development and conclusion of the Master’s Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of University from Évora. Being this report a desired and very important goal in my life, having a mark in my way and academic formation, it is also an “stoppage” moment that allows me to consolidate and build some knowledge and as consequence allows me also to establish a match with the moment of reflection. Reinforce the approach of Science in the context of Pre-school and first cycle, in an integrated perspective with the Portuguese language, especially using poetry were the start to define the main goals of this report: i) know the basic notions, of children, about science and related themes; ii) promote the development of observing, thinking and reflecting capabilities by practical/experimental activities; iii) develop a taste for science; iv) increase the taste for poetry through science; v) develop the autonomy of the students in terms of use scientific methods, by the creation and stimulation of the science area. In this way, the used methodology was a research-action as process of investigation sustained in the reflection. To do this, activities and strategies were promoted, that point the potentialities of a transversal approach of the two areas: science and poetry. The instruments that were used to obtain the necessary data, were the participating observation, field notes, reflections, photographic records and also student's textual reproductions. In this study took part the children of jardim de infância de Valverde, and the cooperative educator, as well as, the students of 4B class of Escola Bávsica de Canaviais and the cooperative teacher. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17434 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|