|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17425
|
Title: | Psicomotricidade aliada às artes plásticas como prática preventiva |
Authors: | Baptista, Joana Reis Vargas de Oliveira |
Advisors: | Pedro, António Mendes |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Como é que o corpo se sente quando desenha? De que cor é o movimento das minhas emoções? A ligação entre a Psicomotricidade e as Artes Plásticas, pode ser feita através de um jogo de brincadeiras, partilhas de emoções e sentimentos, e muita actividade motora, permitindo a um grupo de estudo com oito crianças, momentos de libertação verbal e motora na descoberta da forma como vêem o mundo. A observação e análise da expressão gráfica e a capacidade motora das crianças, envolve-nos no seu mundo e no seu intimo, ajudando a entender as suas emoções.
A riqueza das sua representações gráficas e a forma como utilizaram o seu corpo para as desenvolverem, ajudou a concluir que conseguem envolver-se com materiais de forma criativa e expressiva, de forma a melhorarem as suas capacidades cognitivas e emocionais.
A aliança entre estas duas áreas, a Psicomotricidade e as Artes Plásticas, apresenta um imenso potencial de exploração na melhoria das capacidades expressivas, relacionais, motoras e emocionais das crianças, ajudando-as a desenvolverem-se de uma forma mais salutar; ABSTRACT:
The Alliance between Psychomotor and Plastic Arts as preventive development
When I draw, how my body feels? What color represents is my emotional flow?
In study group of 8 children, the link between Plastic Arts and Psychomotor Education was obtained through different processes - gaming, emotional sharing and motor activity- inducing higher verbal and motor skills, and moments of discovery of how they perceived the world.
Observation and analysis of the children’s graphic expressions and motor skills, leads to enter and understand their intimate world and emotions related.
The way they used their bodies to attain/ develop such rich “graphic expressions”, shows that children interact creatively with the materials in a way that enhances their cognitive and emotional capabilities.
This “alliance” between Plastic Arts and Psychomotor Education represents a vast potential for enhancement of relational capabilities – motor, emotional and expression skills – towards a children’s healthy development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17425 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|