|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17417
|
Title: | A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga |
Authors: | Raul, Rosa Manuel |
Advisors: | Magalhães, Olga Costa, Maria da Conceição Leal da |
Keywords: | Aprendizagem Professor Formação contínua Atividade docente Learning Teacher Continuing education Teaching activity |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com esta investigação pretendeu-se compreender os processos pedagógicos que constituem
e norteiam os modelos da atividade docente na instituição escolar e que influenciam as práticas e
as concepções metodológicas da formação contínua dos professores do segundo ciclo em Luanda-
Angola. Em suma, o objecto de estudo centrou-se na construção de saberes profissionais de
professores em contexto de trabalho.
Para que pudéssemos dar resposta às questões de investigação, optámos por realizar uma
investigação de natureza metodológica quantitativa e qualitativa, na qual recorremos aos seguintes
instrumentos de recolha de dados: pesquisa bibliográfica, questionário aos professores e uma
entrevista ao Diretor da escola.
A abordagem exaustiva deste tema permitiu-nos conhecer qual é a relação dos processos
de ensino, atividade docente na escola e as possibilidades de uma formação contínua. Os resultados
desta investigação apontam para três factores que dificultam o exercício da atividade docente: (i)
Existência de um elevado número de estudantes por turma; (ii) Fraco investimento na carreira
docente. Para maior êxito profissional é necessário que se façam mais seminários de capacitação,
troca de experiências, realização das jornadas científicas/ pedagógicas e principalmente formação
contínua. (iii) Falta de condições de trabalho (material didático, meios de ensino, tecnologias); TEACHER´S POSSIBILITIES OF LEARNING IN WORK CONTEXT:
THE CASE OF THE SCHOOL N. º 2055, MUNICIPALITY OF
MAIANGA
ABSTRAT:
This investigation was intended to understand the pedagogical processes that constitute and
govern the models of teaching at the school and influencing the practices and methodological
concepts of continuous training of the second cycle teachers in Luanda Angola. In short, the object
of study focused on teacher learning opportunities in the workplace.
So we could respond to research questions, we decided to conduct an investigation of
quantitative methodological nature, in which we used the following data collection tools:
documental research, questionnaire to the teachers and interview to the school Director.
The comprehensive approach of this theme allowed us to know the relationship of the
teaching process, teaching at the school and possibilities for further training. The results of this
research point to three factors that hinder the teaching practice: (i) the existence of a large number
of students per class; (Ii) Weak investment in the teaching profession. For greater professional
success it is necessary to do more training seminars, exchange of experiences, implementation of
the scientific / educational journeys and especially training. (Iii) Lack of working conditions
(teaching materials, teaching aids and technology). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17417 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|