Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17390

Title: Do outro lado: avaliação da qualidade na ótica do utente
Authors: Pereira, Sandra Isabel Moura
Advisors: Sousa, Paulo
Keywords: Qualidade em saúde
Satisfação do utente
Cuidados de enfermagem
Health quality
User satisfaction
Nursing care
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A avaliação da qualidade dos cuidados prestados, nomeadamente a avaliação da satisfação dos utentes nas instituições de saúde, é hoje uma realidade. O objetivo desta investigação foi avaliar o grau de satisfação do utente relativamente aos cuidados de enfermagem . Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado no dia da alta um questionário a 46 utentes. Como principais resultados, destacamos que: 63% dos utentes se encontravam muito satisfeitos e 32,6% satisfeitos Os scores mais elevados, dizem respeito à informação dada pelos enfermeiros relativamente à medicação e exames (94,3%) e ao acolhimento (91,7%), O score mais baixo relaciona-se com a comunicação da alta no próprio dia (48,7%), Os fatores negativos referidos pelos utentes são o ruído excessivo e a pouca comunicação por parte de alguns enfermeiros. Podemos concluir que a população se encontra satisfeita com os cuidados de enfermagem prestados ao longo do internamento; ABSTRACT:The evaluation for quality of care, precisely the evaluation of satisfaction of healthcare users in health institutions is today a reality. The objective of this investigation was to evaluate the level of satisfaction of users relative to nursing care. This was a descriptive study, cross-sectional with a quantitative and qualitative approach that was given the day of discharge via a questionnaire to 46 users. We highlight the following results: 63% of users were very satisfied and 32,6% were satisfied, The highest level of satisfaction were for information given by the nurses relative to medication and exams (94,3%) and reception (91,7%), The lowest scores were for communication of discharge on that day (48,7%), The negative factors voiced by the users were excessive noise and poor communication by some nurses. We can conclude that the population is satisfied with the nursing care provided over the period of hospitalization.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17390
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SandraPereira - 188 327_decrypted.pdf497.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois