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http://hdl.handle.net/10174/17390
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Title: | Do outro lado: avaliação da qualidade na ótica do utente |
Authors: | Pereira, Sandra Isabel Moura |
Advisors: | Sousa, Paulo |
Keywords: | Qualidade em saúde Satisfação do utente Cuidados de enfermagem Health quality User satisfaction Nursing care |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A avaliação da qualidade dos cuidados prestados, nomeadamente a avaliação
da satisfação dos utentes nas instituições de saúde, é hoje uma realidade.
O objetivo desta investigação foi avaliar o grau de satisfação do utente
relativamente aos cuidados de enfermagem .
Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa e
qualitativa, tendo sido aplicado no dia da alta um questionário a 46 utentes.
Como principais resultados, destacamos que:
63% dos utentes se encontravam muito satisfeitos e 32,6% satisfeitos
Os scores mais elevados, dizem respeito à informação dada pelos enfermeiros
relativamente à medicação e exames (94,3%) e ao acolhimento (91,7%),
O score mais baixo relaciona-se com a comunicação da alta no próprio dia
(48,7%),
Os fatores negativos referidos pelos utentes são o ruído excessivo e a pouca
comunicação por parte de alguns enfermeiros.
Podemos concluir que a população se encontra satisfeita com os cuidados de
enfermagem prestados ao longo do internamento; ABSTRACT:The evaluation for quality of care, precisely the evaluation of satisfaction of
healthcare users in health institutions is today a reality.
The objective of this investigation was to evaluate the level of satisfaction of
users relative to nursing care.
This was a descriptive study, cross-sectional with a quantitative and qualitative
approach that was given the day of discharge via a questionnaire to 46 users.
We highlight the following results:
63% of users were very satisfied and 32,6% were satisfied,
The highest level of satisfaction were for information given by the nurses
relative to medication and exams (94,3%) and reception (91,7%),
The lowest scores were for communication of discharge on that day (48,7%),
The negative factors voiced by the users were excessive noise and poor
communication by some nurses.
We can conclude that the population is satisfied with the nursing care provided
over the period of hospitalization. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17390 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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