|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17384
|
Title: | Mudanças fomentadas pelo processo de AE no agrupamento de escolas M |
Authors: | Matos, Conceição Neto, António Fialho, Isabel |
Editors: | Mouraz, Ana Valadas, Sandra Pacheco, José Augusto |
Keywords: | Avaliação externa auto-avaliação (avaliação interna) planos de melhoria mudanças |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
Citation: | Matos, M. C.; Neto, A. & Fialho, I. (2015). Mudanças fomentadas pelo processo de AE no agrupamento de escolas M. Um estudo de caso. In A. Mouraz; S. Valadas & J. A. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.287-300) . Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. [ISBN 978-989-8471-18-5] |
Abstract: | Este estudo empírico teve como fundamento a identificação das mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa, no Agrupamento em análise. Para tal foram definidos como objectivos o conhecimento do ponto de situação da escola antes da avaliação externa; a constatação da existência de alterações/mudanças motivadas pela avaliação externa; a identificação dos aspectos que foram mudados/melhorados; e a percepção se as mudanças introduzidas conseguiram influenciar os resultados alcançados pelos alunos.
Tratou-se de um estudo de caso, com a utilização de uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdo das entrevistas, de modo a permitir aproveitar a diversidade de reflexões pela proximidade dos sujeitos, enriquecendo as respostas obtidas e complementando as ideias.
Utilizámos a técnica da entrevista semi-estruturada e com recurso ao grupo focal por permitir a recolha de dados descritivos na linguagem do próprio sujeito e possibilitar a captação dos significados da informação, pela interacção que se consegue gerar e pela pluralidade de ideias.
Entrevistámos quatro grupos organizados a partir dos órgãos de gestão e de funcionamento a que pertenciam. Foram participantes neste estudo a direcção do agrupamento, o conselho pedagógico, o conselho geral e as delegadas de turma do 2º ciclo e 3º ciclo.
No tratamento dos dados recolhidos tivemos como referentes o ponto de partida do estudo e o quadro metodológico, antecipadamente definido e posteriormente ajustado, procurando que fossem devidamente enquadrados nas teorias actuais sobre o tema em questão. A análise efectuada sugere-nos que a avaliação externa trouxe mudanças nomeadamente, no registo efectivo e sistemático de evidências, na definição de estratégias de melhoria e na constituição de uma equipa de auto-avaliação na perspectiva de interiorização e regularização dos processos internos, em concordância com avaliação externa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17384 |
ISBN: | 978-989-8471-18-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|