Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16869

Title: Inteligência emocional e liderança nas competências de gestão em enfermagem: um estudo exploratório com enfermeiros chefes e enfermeiros colaboradores
Authors: Garcia, João José
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Keywords: Inteligência emocional
Liderança
Q-CELGE
Enfermagem
Erro clínico
Enfermeiro chefe
Emotial intelligence
Leadership
Nursing
Nurce's leader
Clinical error
Issue Date: May-2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Sabe-se que o êxito das organizações é diretamente proporcional à perceção de êxito das pessoas que constituem essa organização. Pelo contrário, uma equipa com pessoas desmotivadas conduz a organização ao fracasso. Este facto tem levado ao desenvolvimento de estudos relacionados com a gestão, com a liderança e mais recentemente com a inteligência emocional dos líderes, face ao seu desempenho nos processes de produção de valor. No caso específico das organizações hospitalares poderemos considerar como “produção de valor” os “ganhos em saúde” decorrentes da ação direta e indireta dos agentes médicos sobre os seus pacientes. Assim, considerámos pertinente desenvolver um estudo com os enfermeiros (chefe e colaboradores), dado que sobre eles recai grande parte da responsabilidade, pelo normal funcionamento das unidades de saúde, quer do ponto de vista dos materiais e equipamentos, quer do ponto de vista da gestão do capital humano (os enfermeiros colaborador). Foi foco central deste trabalho, realizar um estudo exploratório que permitisse avaliar as competências emocionais e de liderança dos enfermeiros chefes, tendo por base o seu desempenho de gestor/colaborador na equipa de saúde. Como não foi identificado no decorrer da nossa investigação qualquer instrumento que permitisse medir os nossos objetivos da investigação, criámos o Q-CELGE (Questionário - Competências Emocionais & de Liderança na Gestão em Enfermagem) que foi sujeito aos estudos de sensibilidade, fidelidade e validade de modo a apurar uma versão com parâmetros métricos de qualidade. Num segundo momento, o Q-CELGE foi aplicado em 3 organizações hospitalares, tendo-se apurado uma amostra: N=30 enfermeiros chefes e N=174 enfermeiros colaboradores, com vista ao estudo das hipóteses. No estudo das hipóteses são evidentes as discrepâncias de perceção entre os enfermeiros chefes e seus enfermeiros colaboradores, acerca das competências de Inteligência emocional e Liderança na gestão dos serviços de saúde. No modelo final da análise de regressão, acerca da satisfação na perceção dos enfermeiros chefes, estes, apontam a autogestão e o estado de saúde do enfermeiro chefe como preditores do nível de satisfação; enquanto os enfermeiros colaboradores mencionam como preditores da satisfação a competência da liderança transformacional e a auto consciência. Deste modo, o Q-CELGE é um instrumento de avaliação das competências emocionais e de liderança das equipas de saúde, de extrema utilidade na avaliação diagnóstica do nível de competência emocional e de liderança dos profissionais de enfermagem, podendo desempenhar um papel importante no despiste de riscos de saúde e de erros clínicos. /ABSTRACT - Success in organizations is directly proportional to the perception of success of the people who constitute the organization Instead, a team with unmotivated people leads the organization to failure. This ideas has led to the development of studies related to the management, namely about the influence of leadership and more recently, emotional intelligence of the leaders, in view of their performance in production processes of value. In the specific case of hospital organizations we can consider as "production of value" the "gains in health" resulting from direct and indirect action of the professionals of health. Thus, we develop study a with the nurses (leaders and collaborators), because they constitutes important agents for the normal functioning of the units of health, either from the point of view of materials and equipment, either from the viewpoint of management of human capital (the nursing staff). The main focus of this exploratory study is to assess the emotional and leadership competences of nurses leaders, based on their performance. As hasn`t been identified in the course of our research any instrument enabling collect data that would respond to our objectives, we develop the Q-CELGE (Questionnaire - Emotional & Leadership Competences in Nursing Management), and we do the studies of sensitivity , reliability and validity in order to establish a version with metric parameters of quality. Second, the Q-CELGE was applied on 3 hospital organizations and has established a sample: N = 30 nurses' leaders and N = 174 nurses, for the study of hypotheses. Data analysis shows discrepancies between the nurses and their leaders in emotional intelligence and leadership competences in the management of health services. The final model of the analysis of regression indicate the self-management and the state of health of leaders as the best predictors of satisfaction level, while for nurses collaborators the best predictors of satisfaction are transformational leadership competence and self-consciousness. Thus, the Q-CELGE emerges as useful tool for the evaluation of emotional and leadership competences of the team of health, especially in the diagnosis of the level of competence and emotional intelligence and leadership of nurses and may play an important role in screening of risks of health and clinical error of such professionals.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16869
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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