Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16685

Title: A promoção de uma educação multicultural: o papel da literatura infantil
Authors: Seabra, Estrela Rosa Varela
Advisors: Paiva, Ângela Maria Franco Martins Coelho
Keywords: Educação
Educação da criança
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Numa sociedade cada vez mais multicultural, e numa altura em que tanto se fala em “crise de valores” e em falta de hábitos de leitura, sentimos necessidade de perceber em que medida a leitura de narrativas de literatura infantil pode ajudar na formação, enquanto pessoa, dos nossos jovens alunos. Na verdade, o desafio da multiculturalidade está presente na sociedade atual, nomeadamente na escola, onde convivem crianças das mais diversas culturas e onde os docentes terão de desenvolver práticas pedagógicas conducentes à inclusão e ao sucesso educativo de todos os alunos. Assim, parece-nos que as narrativas de literatura infantil poderão constituir-se como um recurso pedagógico indispensável. Neste sentido, pareceu-nos pertinente e atual estudar um corpus de narrativas de literatura infantil, inseridas na obra intitulada Contos de um Mundo com Esperança, encomendada pela Amnistia Internacional na sua Secção Portuguesa, textos estes direcionados para a promoção de uma educação multicultural. Através do nosso corpus tentámos compreender que comportamentos, paradigmas e valores estes textos transmitem aos leitores mais novos, que certamente contribuem para a sua formação integral enquanto membros de uma sociedade. De facto, ao longo do estudo, percebemos que as preocupações encerradas nos textos encomendados manifestam um forte potencial educativo, podendo ser a obra Contos de um Mundo com Esperança considerada um livro multicultural. /ABSTRACT - In an increasingly multicultural society where "crisis of values" and lack of reading habits are daily concerns, perceiving and understanding how reading narratives of children literature can help the young students' development, as human beings, assumes a relevant role in education. In fact, the challenge of being multicultural is present in the society of today, namely at the school, where children of the most diverse cultures coexist and socialize and where teachers have to develop pedagogical practices conducive to the inclusion and to the educative success of all students. For that reason, it seems that narratives of children literature may constitute a relevant pedagogical resource. In this sense, it appeared to be pertinent and currently relevant to study a corpus titled “Contos de um Mundo com Esperança” (Stories of a World with Hope) asked by the Portuguese Section of the International Amnesty. The corpus was developed to fit the young people's characteristics and needs and includes a significant amount of children literature texts directed to a multicultural education. We have tried, through the corpus, to identify and understand what behaviours, paradigms and values those texts may transmit to the young readers and certainly contribute to their integral personal development while members of a society. In fact, throughout of the study, it Was possible to perceive that the concerns embedded in the texts reveal a strong educative potential which may make the “Contos de um Mundo com Esperança ” (Stories of a World with Hope) a multicultural book.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16685
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estrela Rosa Varela Seabra - Tese de Mestrado - 165 847.pdf35.58 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois