|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16499
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais realizada no Agrupamento de Évora, EB André de Resende/Escola Secundária de Vendas Novas |
Authors: | Gouveia, Ivan Roberto |
Advisors: | Charréu, Leonardo Cristóvão, Manuela |
Keywords: | Fotografia Arte-pura Arte digital Prática de ensino Photography Pure-art Digital-art Teaching practice |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, refere-se à prática de ensino supervisionada que decorreu nas Escolas André de Resende em Évora, 9ºano na disciplina de Educação Visual e na escola Secundaria de Vendas Novas, 12º ano na disciplina de Desenho A.
A unidade didática proposta para o 9º ano foi a fotografia, com a breve introdução sobre a história da mesma relacionando e enumerando diversos processos menos conhecidos pelos alunos, proporcionando-lhes visualidades, executando técnicas como pinhole, foto – contato, fotograma, fotomontagem, cianotipia e TIC. Incitado desta forma a prática fotográfica com meio de expressão plástica, libertando-se de “estigmas ” pré – estabelecidos pelo olho humano.
No que concerne à prática letiva do desenho A, da turma do 12ºano, foi apresentada uma proposta partindo da ilustração cientifica de elementos naturais utilizando materiais e suportes que proporcionassem desenho e pintura hiper-realista, tendo como base a evolução científica de aparelhos de visualização microscópica e pormenorização fiel das imagens. Estas formas de perceção implicam o controlo sem precedentes sobre o pormenor das imagens.
Em ambas as escolas pretendeu-se mostrar aos alunos através de exemplos fundamentados que para se poderem fazer bons trabalhos devemos primeiro entender o que é a “arte pura” é a “arte digital” que resultam da observação/contemplação, sendo que uma surge da verossimilhança e outra do recorte mecânico obtido por intermédio do zoom-óptico digital; ABSTRACT:This report, developed within the Master in Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the supervised teaching practice held in Escola André de Resende in Évora, 9th grade in the discipline of Education Visual and in Escola Secundária de Vendas Novas, 12th grade in the discipline of Drawing A.
The teaching unit proposed for the 9th year was the photograph, with a brief introduction about their history considering and listing various processes less known by the students, providing them visualities, running techniques such as pinhole, photo - contact, photogram, photomontage, cyanotype and TIC. This form will be prompted with photographic practice through artistic expression, seeking to free the "stigmata" pre-established by the human eye.
Regarding the lective practice of Drawing A, the class of the 12th grade , a proposal started from scientific illustration elements using natural materials and supports that provide drawing and hyper-realistic painting, based on scientific devices evolution microscopic visualization and close detail of images. These forms of perception imply unprecedented control over the detail of certain images.
In both schools it was intended to show students, through grounded examples that to be able to do good works, first we must understand that pure art is the art that results from the sublime contemplation and not from art gathered from non-optical digital zoom. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16499 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|