|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16393
|
Title: | A interdisciplinaridade em algumas obras de arte contemporânea |
Authors: | Cerqueira, Maria Celeste Teixeira |
Advisors: | Silva, Filipe Rocha da |
Keywords: | Artes visuais Arte comtemporânea |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No campo artístico a rutura introduzida pela liberalização dos recursos e práticas artísticas questionou os fundamentos do academismo apoiando-se na investigação e na experimentação. Este trabalho de investigação tem como tópico a interdisciplinaridade que, ao longo do século XX, diluiu as fronteiras rígidas sustentadas pela trilogia da arte erudita defendida desde Vasari e assumiu, em seu lugar, a pluralidade da expressão artística. A transição entre o modernismo, as vanguardas e a arte contemporânea não se fez sem difculdades e para aprofundar o seu entendimento procedi ao estudo de obras e textos sobre arte que, de algum modo, apontaram novos caminhos e formas de conhecimento ao assumiram a atividade interdisciplinar como um importante campo aberto de possibilidades artísticas. Neste trabalho, apresento diversos conceitos chave que remetem para a interdisciplinaridade: a obra de arte total (Richard Wagner), a teatralidade (Michael Fried), o campo expandido (Rosalind Krauss) e o fim das meta-narrativas (Arthur Danto). Apresento também diversos trabalhos artísticos em que a interdisciplinaridade é relevante: Wassily Kandinsky, Nam June Paik, Jessica Stockholder e Lygia Clark. /ABSTRACT - The rupture introduced by the liberalization of resources and aitistic practices questioned the fundamentals of academism in the artistic field. This split was based on investigation and experimentalism. This investigative work highlights the interdisciplinary, which, throughout the 20th Century, diluted the strict borders sustained by the scholarly art trilogy defended since Vasari, and replaced it for the pluralism of artistic expressions. The transition between modernism, avant-garde and contemporary art did not happen smoothly. A study was based upon writings and texts about art, which led to new ways and forms of knowledge, assuming the interdisciplinary as an important open field for artistic possibilities. In this endeavour I present key-concepts that refer to interdisciplinary relationships: the end of the Metanarratives (Arthur Danto), The Total Work of Art (Richard Wagner), Theatricality (Michael Fried) and Expanded Field (Rosalind Krauss). Also I present examples of artwork, in which the interdisciplinary is important: Wassily Kandinsky, Nam June Paik, Jessica Stockholder e Lygia Clark. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16393 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|