Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16245
|
Title: | (Con) Vivendo com dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: concepções e práxis docente |
Authors: | Espírito Santo, Antónia Maria Godinho de Almeida |
Advisors: | Grácio, Maria Luísa Fonseca |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem Educação inclusiva Intervenção educativa Primeiro ciclo do ensino básico Learning disabilities Inclusive education Educational intervention 1st Cycle of basic education |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As dificuldades de aprendizagem podem ser entendidas como uma discrepância
entre o rendimento escolar do aluno e o que seria expectável em função da idade e
nível intelectual (Lopes, 2010).
O presente estudo visa conhecer as conceptualizações e práticas docentes, no 1º
Ciclo do EB, relativamente aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Para tal, quinze
professores responderam a um questionário com questões abertas. Os dados
recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo e análise de ocorrências.
Os resultados revelam que as dificuldades de aprendizagem são maioritariamente
entendidas pelos professores como consistindo em dificuldades relacionadas com
aprendizagens académicas e de processamento de informação, sendo o seu carácter
temporário ou permanente visto de forma ambivalente. Destacam-se como causas
tanto aspectos externos como biológicos. A avaliação das DA é realizada sobretudo
através da observação e as respostas educativas centradas em adequações ao
processo de ensino e aprendizagem conceptualizadas como devendo ocorrer no
contexto de ensino regular. A participação de outros técnicos e as sessões de
formação emergem como necessárias; ABSTRACT: Learning difficulties can be defined as a discrepancy between the academic
performance of the student and what would be expected based on his/her age and
his/her intellectual level (Lopes, 2010).
This study aims to understand the teaching conceptualizations and practices in
the elementary school, relatively to students with learning difficulties. For that purpose,
fifteen teachers answered a questionnaire with open questions. The collected data
were subjected to content analysis and analysis of occurrences.
The results show us that learning difficulties are, for the most of the teachers,
based on difficulties related to academic learning and information processing, and they
can be temporary or permanent. Stand out as causes both external and biological
aspects. The evaluation of the LD is performed mainly through observation and the
education responses are centered on adjustments to the teaching and learning
process, not forgetting that they should occur in the context of education. The
participation of other technicians and the training sessions are necessary. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16245 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|