Abstract: | O presente Trabalho de Projecto pretende definir o que se pode considerar escrita
idiomática para guitarra, de forma a sistematizar técnicas e regras que auxiliem a
produção de música escrita para este instrumento.
Após uma abordagem inicial às características do instrumento, o autor analisa algumas
qualidades que lhe são inerentes, e enumera recursos idiomáticos da tradição clássicoromântica.
A análise de repertório dos séculos XX e XXI, bem como a investigação bibliográfica, as
entrevistas com guitarristas experientes, e a composição de obras originais e respectivo
estudo que o autor apresenta, tentam proporcionar um conhecimento aprofundado das
potencialidades da guitarra, exemplificando uma série de recursos idiomáticos da
escrita contemporânea. Estes favorecem a qualidade do discurso musical, em proveito
de compositores que tenham interesse na utilização deste instrumento para as suas
criações musicais; ABSTRACT: “Idiomatic Writing for Guitar in Contemporary Music”
The present Project aims to define what can be regarded as idiomatic composition for
guitar, in order to systematise rules and techniques that may assist the production of
written music for this instrument.
After an initial approach to the instrument’s characteristics, the author analyses some
of its inherent qualities, and enumerates idiomatic features of the classical-romantic
tradition.
The analysis of XX and XXI century repertoire, as well as the bibliographic research,
the interviews with experienced guitarists, and the study of original works composed by
the author, attempt to provide a thorough understanding of the potential of the guitar,
exemplifying a number of idiomatic features of contemporary writing. These can
enhance the quality of the musical discourse and may benefit composers who are
interested in writing for this instrument. |