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http://hdl.handle.net/10174/16136
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Title: | A formação inicial de professores de física e química: perceções de alunos em processo de prática pedagógica |
Authors: | Assunção, Susana Maria Guerra Martins dos Santos |
Advisors: | Neto, António José dos Santos Cid, Marília Castro |
Keywords: | Formação inicial de professores Mestrado em Ensino da física e da química Prática pedagógica Perceções Estudantes Initial teachers education Masters in education of physics and chemistry Pedagogical practice Perceptions Students |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Enquadrando, histórica e legalmente, a formação inicial proporcionada nos últimos anos
aos professores, em Portugal, pretendemos identificar as principais mudanças aí
ocorridas, após o início da adoção, na área da Educação, de políticas europeias comuns,
com especial incidência em algumas das áreas dos cursos de formação de professores de
Física e Química.
As nossas opções metodológicas permitem-nos classificar o nosso estudo como
qualitativo, intensivo, realizado num micro nível, com cinco participantes, alunos de um
Mestrado em Ensino da Física e da Química, de uma universidade pública.
Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e notas de campo, em
dois momentos distintos. Na análise das entrevistas recorremos à técnica de análise de
conteúdo.
A nossa investigação mostra a adoção, por parte dos futuros professores, de estratégias
de sala de aula que potenciam o interesse dos jovens pelas áreas das ciências; de práticas
reflexivas consideradas como muito importantes na melhoria da formação inicial
proporcionada; de um regime de avaliação dos mestrandos (quase) isento de problemas;
de um grau elevado no cumprimento das expetativas pessoais destes.
Encontrámos, igualmente, evidências de escassa integração dos futuros professores na
comunidade escolar; disparidade nas experiências proporcionadas, em contexto escolar,
aos mestrandos; a necessidade de refletir sobre a formação proporcionada pela
universidade, nomeadamente, na coordenação das unidades/áreas curriculares
constituintes deste ciclo de estudos; Abstract:
Initial education of Physics and Chemistry teachers:
Impressions from teachers in training
Taking into account the historical and legal background surrounding the initial training
offered to teachers in the past decades, we aim to identify the major changes that occurred
with the adoption of common European policies concerning education, with a particular
focus on Physics and Chemistry teachers in training.
The methods used in this study can be classified as qualitative, intensive and at a microlevel.
It encompassed the experience of five participants that attended a Masters program
at a public university, focusing on Teaching Physics and Chemistry.
The data were collected through semi-structured interviews and field-notes collected at
two independent time points. The interviews were then analysed through a technique of
content analysis.
Our research supports the notion that future teachers are implementing strategies to
potentiate their pupils´ interest in science in general; the adoption of reflective practices
considered important in the initial training provided; an evaluation system for the Masters
students that is (almost) problem-free and a good match of the personal expectations of
the students.
During this study, we also found evidence for scant integration of future teachers in the
teaching community; a wide range of teaching experiences offered to the Masters students
in training within their host schools; the need for further reflection on the teaching
practices offered at the university level, namely the coordination between subject areas
within the Masters program. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16136 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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