|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16132
|
Title: | Formação do utilizador da biblioteca escolar: proposta de conteúdos para integrar no programa curricular da disciplina de tecnologias da informação e comunicação |
Authors: | Ferreira, Ana Cristina de Lemos |
Advisors: | Vaz, Francisco |
Keywords: | Biblioteca escolar Formação do utilizador Sociedade de informação Conhecimento Aprendizagem Tecnologias da informação e comunicação School libraries User's education Information society Knowledge Learning Communication and information technology |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | É sabido que quando trabalhamos em conjunto para um mesmo objetivo, os resultados e o sucesso são sempre maiores do que se trabalharmos sozinhos. Assim, se os bibliotecários e os professores trabalharem em conjunto para um mesmo propósito, os alunos poderão atingir níveis mais elevados de aprendizagem e competências. O objetivo deste estudo consiste em demonstrar a importância das Bibliotecas Escolares e da Formação de Utilizadores, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Escolares e propor um programa a integrar nos conteúdos curriculares da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos estabelecimentos de ensino portugueses. Após o resultado da análise dos dados recolhidos num questionário efetuado a alunos do 9° e 10° anos de escolaridade (visto serem os únicos anos lécitos para os quais existe programa curricular para a disciplina TIC), das escolas do concelho de Esposende, pretende-se, não só, demonstrar o funcionamento das bibliotecas escolares do concelho, mas também identificar as dificuldades do aluno na pesquisa e tratamento de dados e justificar a necessidade constante da Formação do Utilizador da Biblioteca Escolar. Os objetivos do programa proposto é, não só, fomentar o interesse pela pesquisa, bem como levar à descoberta e inovação à luz das necessidades da sociedade em que hoje vivemos. Deste modo podemos fazer face aos desafios que nos são impostos. Podemos, ainda, promover e desenvolver as capacidades e aptidões do aluno para pesquisar, selecionar, tratar, produzir e difundir informação, fornecendo-lhe competências e apetências para o dia-a-dia, não só no percurso da sua vida académica como também na preparação para a vida em sociedade, tornando-o numa pessoa autónoma ao longo da vida. /ABSTRAC - ls known that if we work together for the same purpose, the results and success will be bigger than if we work alone. Therefore if librarians and teachers work together, students may reach much higher levels of knowledge and competencies. The aim of this study consists of showing the importance of School Libraries and the User's Education, through the directories pointed out by Unesco Manifesto about School Libraries and to propose a program to became part of curricular methods of Communication and Information Technology subject (TIC) in Portuguese schools. After the result of the dates obtained by the questionary made to the 9th and 10th grade students (because these are the only school years which have in its program the TIC subject), in the schools of Esposende municipality, we intend to, not only, show how the school libraries work in this municipality, but also, to identify the students difficulties on the research and treatment of the dates and justify the constant need of the School Library User's Education. The main program aims will be, not only to develop the research, discovery and innovation interest throughout the society needs on which we live on and, then, to face its challenge, but only to promote and develop the students capacity to search, select, take care of, produce and difiuse information, by giving him competencies and abilities to use day by day, not only in his academic life way, as well as preparing to life in society, in order to became an autonomous person throughout his life. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16132 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|