Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16126

Title: Prática de ensino supervisionado em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o despertar para as ciências
Authors: Arcadinho, Ana do Rosário de Carvalho
Advisors: Fialho, Isabel
Costa, Maria da Conceição
Keywords: Aprendizagem
Ciências
Despertar
Ensino e reflexão
Learning
Science
Awakening
Teaching and reflection
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório contém o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste, apresento uma reflexão da prática educativa desenvolvida na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância do Bacelo, tendo em conta as dimensões do Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor de 1º Ciclo. O relatório é constituído por três partes, a primeira parte consiste no enquadramento teórico, do ensino e aprendizagem das ciências que constitui o tema integrador da ação educativa desenvolvida nos dois contextos. Na segunda parte faço a caracterização dos contextos educativos e a terceira parte é dedicada à Conceção da ação educativa do Educador de Infância e do Professor de 1º Ciclo. Termino com uma reflexão final em que explicito as aprendizagens e as dificuldades que surgiram ao longo da prática; ABSTRACT: This report contains the learning pathway undertaken during the Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Primary School. Herein, I offer a reflection of the educational practice developed in the Bacelo Integrated Primary School with Kindergarten, regarding the dimensions of the professional profile of the Early Childhood Educator and the Primary School Teacher. The report has three parts, the first part consists of a theoretical framework, the teaching and learning process of science, that represents the integrative topic for educational action developed in both contexts. In the second part I do the characterization of educational contexts and the third part is dedicated to the Conception of educational action of Early Childhood Educator and the Primary School Teacher. I close with a final reflection in which the explicit learning and the difficulties that appeared during my practice.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16126
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O despertar para as ciências.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois