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http://hdl.handle.net/10174/16066
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Title: | Efeitos agudos da atividade motora sobre a atenção visual |
Authors: | Filipe, Rita Isabel de Carvalho |
Advisors: | Marmeleira, José Francisco Filipe Fernandes, Jorge Manuel Gomes de Azevedo |
Keywords: | Atividade motora Efeitos agudos Atenção visual Crianças Adultos Motor activity Acute effects Visual attention Children Adults |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Objetivo: Este estudo teve como principal objetivo verificar os efeitos agudos da atividade motora (do tipo aeróbia e do tipo coordenativa) na atenção visual de crianças e adultos.
Método: Participaram 62 crianças de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos, alunos do 3º e do 4º ano de uma Escola do Ensino Básico; participaram, também, 55 adultos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 19 e os 42 anos, alunos do Ensino Superior. Tanto as crianças como os adultos foram divididos em 3 grupos distintos (aeróbio, coordenativo e de controlo). Todos os grupos realizaram o teste d2 (atenção visual) duas vezes com uma semana de intervalo. No caso dos dois grupos experimentais, a segunda aplicação do teste decorreu logo após a realização de uma caminhada (grupo aeróbio) ou de uma sessão com uma forte componente coordenativa (grupo coordenativo). Para avaliar a intensidade da atividade motora foram utilizados acelerómetros.
Resultados: Não foram encontrados efeitos significativos de uma única sessão de atividade motora em nenhum dos indicadores de desempenho do teste d2.
Conclusões: Uma única sessão de atividade motora aeróbia ou coordenativa não modificou o nível de atenção visual de crianças e de adultos; Acute Effects of motor activity on the visual attention
ABSTRACT:
Objective: The main objective of this study was to verify the acute effects of motor activity (aerobic type and coordinative type) on the visual attention in children and adults.
Méthods: Sixty-two children participated (8 to 9 years) of both genders, students of 3rd and 4th year of a School of Basic Education; also participated in fifty-five adults (19 to 42 years) of both genders, higher education students. Both children and adults were divided into 3 distinct groups (aerobic, coordenative and control). All groups performed the d2 test (visual attention) two times with a week of interval. In the case of two experimental groups, the second test application was soon after walking session (aerobic group) or a session with a strong coordinative component (coordinative group). Accelerometers were used to evaluate the intensity of motor activity.
Results: There were no significant effects of a single motor activity session in any of the various of d2 test performance indicators.
Conclusions: A single session of aerobics or coordinative motor activity did not change the level of visual attention of children and adults. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16066 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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