Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16052
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
Authors: | Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piça |
Advisors: | Mendonça, Maria da Assunção da Cunha Folque de Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
Keywords: | Intervenção pedagógica Trabalho de projeto Aprendizagem cooperada Pedagogical approach Work of project Learning communities |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório ilustra o trabalho realizado ao longo de dois semestres de Práticas Pedagógicas Supervisionadas em dois contextos educativos diferentes: a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Tivemos como objetivo demonstrar o valor pedagógico do trabalho de projeto enquanto metodologia de ensino e aprendizagem. Tendo em conta a dimensão social da aprendizagem, enfatizamos a pertinência das interações com os colegas e o educador/professor (entre outros adultos da comunidade educativa) como um fator promotor de aprendizagem cooperada.
O presente relatório é constituído por duas partes. Partimos da fundamentação teórica do trabalho de projeto e da aprendizagem cooperada, bem como do Perfil de Desempenho do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico para refletir sobre as situações reais de aprendizagem cooperada e de trabalho de projeto realizadas no âmbito da nossa Prática Pedagógica em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico; ABSTRACT: The present report illustrates the work carried out along two Supervised Practical
Practice in Primary School.
We had as an objective to demonstrate the pedagogical value of the project work while methodology of education and learning. Having in account the social dimension of the learning, we emphasize the relevancy of the interactions with the colleagues and the educator/professor (among others adult of the educative community) as a promotional factor of cooperated learning.
The present report consists of two parts. We start with a theoretical framework of pedagogical approach of project work and learning communities, as well as the professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers. We focus on roles played by the student and the teacher in processes in classrooms, during the Pre-school and Teaching Practice in Primary School. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16052 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|