|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16024
|
Title: | Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada |
Authors: | Fialho, Ana Isabel Lino |
Advisors: | Saragoça, José Manuel Leal |
Keywords: | Competências Formação Técnicos de radiologia e tomografia computorizada Skills Training formation Radiographer CT |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O campo da saúde viveu, nos últimos anos, transformações importantes decorrentes da revolução tecnológica e informacional. Na área da tomografia computorizada, a renovação tecnológica passou a determinar a necessidade de atualização permanente dos conteúdos de aprendizagem e de formação profissional dos técnicos de radiologia. A formação é assumida como um instrumento essencial para fazer face a essas mutações. Na verdade, para melhorarem a qualidade dos serviços e aumentarem a sua competitividade, as organizações de saúde, têm apostado na definição e concretização de modelos, de políticas e de sistemas de avaliação da qualidade que exigem dos profissionais saberes que nem sempre foram adquiridos nas escolas e universidades.
Esta investigação procurou responder a duas questões centrais: “será que os técnicos de radiologia sentem necessidade de adquirir ou atualizar conhecimentos, capacidades e habilidades para responderem cabalmente aos desafios profissionais na área da tomografia computorizada e às políticas de qualidade da organização com que se confrontam? Se sim, quais são essas necessidades e como podem ser, total ou parcialmente, colmatadas?”.
Para encontrar respostas a estas questões de investigação (que decorreu num serviço de radiologia de um hospital privado), procedeu-se a um desenho metodológico que cruza dados recolhidos através de análise documental, questionários a técnicos de radiologia e uma entrevista ao coordenador do serviço.
Os principais resultados indicam que os técnicos de radiologia da unidade estudada não sentem grandemente necessidade de formação e que nos casos em que esta ocorre é respeitavamente nos aos domínios do desenvolvimento e valorização profissional, da relação com o doente, do uso de produtos farmacêuticos e da radioprotecção e segurança em tomografia computorizada; ABSTRACT: The health care field has lived in recent years, important changes arising from informational and technological revolution. In the area of CT, a technological renovation started to determine the need for continuous updating of learning content and professional training of radiology technicians. In fact, to improve the quality of services and increase their competitiveness, health organizations, have invested in the definition and implementation of models, policies and systems of quality assessment that require knowledge of the professionals who were not always acquired in schools and universities.
This research sought to answer two central questions: "Does the radiology technicians feel the need to upgrade or acquire knowledge, skills and abilities to fully respond to the challenges professionals in the area of CT and the quality policies of the organization faced? If yes, what those needs are and how they can be fully or partially bridged?
To find answers to these research questions (which took place in the radiology department of a private hospital), we proceeded to a methodological design that crosses data collected through document analysis, questionnaires and interview radiology technicians to service coordinator.
The main results indicate that radiologic technicians studied the unit does not feel much need for training and that in cases where this occurs with regard to the areas of professional development and enhancement of the relationship with the patient, the use of pharmaceutical and radiological protection and safety in CT. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16024 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|