Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15998
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
Authors: | Rodrigues, Sara |
Advisors: | Folque, Maria Assunção Magalhães, Olga |
Keywords: | Valorização da diferença Estratégias de diferenciação Aprendizagens e ação educativa Valuing the differences Differentiation strategies Learning and educational activities |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education.
The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher.
The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15998 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|