Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15970

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o ambiente cooperativo na aprendizagem
Authors: Frias, Liliana Filipa Cabral
Advisors: Fialho, Isabel Botas Bruno
Costa, Maria da Conceição Leal da
Keywords: Pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
Ambiente cooperativo
Preschool
1st Cycle primary school
Cooperative learning environment
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Relatório de Estágio “Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico permite partilhar experiências de aprendizagem em ambos os contextos. O ambiente cooperativo na aprendizagem foi o tema que atravessou a prática. Através da observação/intervenção, refletiu-se acerca do ambiente cooperativo em ambas as valências. Ambas as intervenções foram em instituições da rede pública, sendo a de Pré-escolar no Jardim-de-Infância do Bacelo e a de 1.º Ciclo na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira, em Évora. Traduz um trabalho realizado para aprender a ser educador/professor cuja dimensão da vivência da prática escolar complementa e articula com o que se fez no percurso académico até esse momento. Ao longo do relatório faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do ambiente cooperativo, com base na observação/intervenção, nos registos diários e em referências teóricas, tais como, os pressupostos das Comunidades de Aprendizagem e a Aprendizagem Cooperativa; ABSTRACT: This Internship's Report "Supervised Teaching Practice in Preschool and 1st Cycle School Education" allows sharing learning experiences on both fields. The cooperative learning environment is the theme throughout the practice work. With observation/intervention, was made a reflection about cooperative environment on both fields. Both interventions were made in public institutions: Daycare Center of Bacelo and Primary School Integrated with Daycare Center of Malagueira, in Evora. It reports a work to learn to be a educator/teacher whose experience dimension of academic practice complete and articulate with the academic experience done to that moment. Along the report is described a reflection about possibilities and challenges of cooperative environment, based on observation/intervention, daily records and theoretical references, such the basic concepts of Learning Communities and Cooperative Learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15970
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Final Pré_Pri Liliana_Frias.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois