Abstract: | O processo de ensino-aprendizagem é algo que evidencia uma complexidade elevada. Tal complexidade deriva de múltiplos fatores que se manifestam em simultâneo, durante a atividade docente. Cabe ao professor gerir e articular esse processo, numa dialética indissociável dos interesses dos alunos e através da procura de metodologias e estratégias que permitam potenciar aprendizagens, de forma mais eficaz. O presente relatório procura espelhar a prática letiva levada a cabo na Escola Básica Santa Cara, em 2010-2011, focando uma dimensão reflexiva. Nesse âmbito, foram contemplados e analisados, aqueles que nos pareceram os grandes vetores daquilo que representa e constitui a identidade profissional de um professor de línguas estrangeiras. Como tal, equacionaram-se as várias vertentes da função docente, desde o conhecimento dos documentos legislativos, ao desenvolvimento profissional, passando pelo desempenho letivo, focando um panorama que procura apresentar abordagens, suportes e perspetivas que propiciem o desenvolvimento de uma competência comunicativa no domínio do Espanhol; ABSTRACT: The process of teaching and learning is something that shows a high degree of complexity. This complexity stems from a multitude of factors that manifest themselves simultaneously during teaching. The teacher's role is to manage and coordinate this process in an inseparable dialectical relationship with the students, regarding their interests while searching for appropriate aproaches to enhance their learning. This report seeks to mirror the teaching practice carried out in Santa Clara Middle School, in the year 2010-2011, under a reflexive scope. Hereby, we've considered and analyzed, those who appeared to be the major vectors of what constitutes and represents the professional identity of a teacher of foreign languages. Thus, considering the various aspects of teaching, from the knowledge of legislative documents, to professional development, through teaching performance, focusing on an outlook that seeks to present approaches, perspectives and mediums, that foster the development of a communicative skill in Spanish. |