Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15897

Title: A gestão em uma escola/empresa: As novas relações pedagógicas e administrativas, frente a um ambiente em constantes mudanças
Authors: Pereira, Walter Calheiros
Advisors: Verdasca, José Cortes
Keywords: Gestão
Educação
Planejamento
Organização
Trabalho
Escola
Empresa
Relações pedagógicas e administrativas
Management
Education
Planning
Organization
Work
School
Company
Relations pedagogic and administrative
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Vivemos tempos novos, oportunos e confusos em relação ao futuro. O mundo mudou, a escola mudou e, dentro de um contexto de globalização, acontecem mudanças inclusive nas formas de gestão. Sabemos e queremos uma nova escola, uma escola que tenha correspondência com a realidade em que vivemos, com o mundo que a cerca, mas, também, que tenha uma relação permanente com as linhas de ação advindas das orientações legais. Nesse sentido, o futuro da escola depende da gestão empregada, da forma de gerir seus recursos e da educação que ela é capaz de oferecer a sua clientela. Para tanto, é necessário estar aberto às novas conceções da Gestão Escolar, principalmente na dimensão do gerenciamento dos diversos segmentos da instituição, buscando atingir os objetivos educacionais centrados e alinhados com as exigências do novo milênio. Somos sabedores da deficiência dos cursos de formação dos gestores de unidades educacionais, onde, na maioria deles, a abordagem reflete apenas os conhecimentos pedagógicos, sem nenhuma orientação quanto aos preceitos da Administração Geral e quanto aos aspetos do marketing, propaganda, relações com os clientes, associados aos aspetos pedagógicos em geral. Para tanto, com este trabalho, cujo título é, A GESTÃO EM UMA ESCOLA/EMPRESA: As novas relações pedagógicas e administrativas, frente a um ambiente em constantes mudanças, buscaremos pontuar indicadores de situações conflitantes na gestão escolar, principalmente quanto aos aspectos da realidade atual, completamente diferente de anos atrás. Hoje, a dualidade escola/empresa envolve todo o processo administrativo, com aplicação de todos os encaminhamentos, conceitos e ações da administração geral. Segundo alguns autores, a escola não pode ser considerada uma empresa pelo fato de não levar ao mercado um serviço e não existir a incidência do marketing, da propaganda e do cliente. Fundamentamos este trabalho defendendo essa incidência, observando que as escolas que não adotam um processo de gestão adequado para a nova realidade mundial estão sujeitas a grandes dificuldades, muitas fechando suas portas, apesar do crescimento populacional. Esse estudo não exclui do primeiro plano o especto da formação pedagógica, pois os objetivos desta são mais elevados. Assim, seu desenvolvimento está centrado em três vertentes bem definidas, tendo como centro O objetivo principal da gestão escolar que é o primado do pedagógico: A Organização do Trabalho Pedagógico; A organização do Trabalho Administrativo e a Gestão de Pessoas como Recursos Estratégicos para a Otimização do Trabalho. Portanto, concebemos uma escola não apenas com uma linha puramente empresarial, mas uma escola dinâmica, construtiva e humana. Uma escola que seja facilitadora do conhecimento, que valorize o académico, sem perder de vista os processos de gestão que a conduza a uma educação de qualidade. Com este trabalho objetivamos apontar caminhos, facilitando a compreensão e o gerenciamento da escola, buscando uma ação mais coerente quanto à condução de uma escola/empresa e a clareza do que se quer como gestão escolar. Esperamos encontrar novos caminhos para o processo administrativo/pedagógico, oferecendo uma metodologia de administração clara, concisa e exequível, de forma a facilitar a caminhada do gestor escolar. /ABSTRACT - We live new times, opportune and confuses in relations to the future. The world has changed, the school has changed in the context of the globalization, and there are changes in the forms of the management. We know and want a new school, a school with the reality that we live, with the world that its lives, but, also, we have to have a relation permanent with the action's line of the orientations law. In this case, the future of the school depends on the management, of the form to make your resources and about the education that it can offer your clients. So, it is necessary to be open to the new conceptions of the Management School, in the dimension of the management of the segments of the institution, hitting the educational objectives with the demands of the new millennium. We are experts of the deficiencies of the causes of formation of the managements in each educational unit, when they reflect just the knowledge pedagogic, without orientation about the rules of the General Administration and the aspects of marketing, relation with the clients and the pedagogic aspects in general. So, with this work, which title is: Management in a School I Company: The new relations pedagogic and administrative, in front to the place in constant changes, we'll observe the situations in conflict in the school management, observing its aspects with the actual reality, completely different with its past. Today, schools I company have all the administrative process, with application of all setting in motion, concepts and actions of the generally administrative. Some authors, the school can't be considerate a company because it doesn't pass to the stock market a service and there isn't an incidence of the marketing, and of client. We found this work defending this coincidence, observing that the schools that don't have a process of management correct for a new reality world, have will big problems, closing its doors, having a big population or not. This study, don't take out the first plan, the aspect of pedagogic formation, because the objectives are more elevated. So, its development is put in three pillars, having like center the principal objective of the school management which is the principal: The Organization of pedagogic work. The organization of the Administrative Work and the management of people as Resort Strategic to an optimization of the work. So, we will have a school not just with a line business, but a dynamic school, constructive and human. A school that helps the knowledge and valorize the academics, without to lose the process of the management that conduce an education of quality. With this work we have ways, facilitating the understanding and the management of the school, having an action more coherent than the conduction of a school I company and the clarity that to want as management school. We hope to find new ways to the process administrative/pedagogic, applying a methodology, in a correct administration, to make and to facility the way of the management school.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15897
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Xalter Calheiros Pereira - Tese de Mestrado - 159 546.pdf12.99 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois