Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15866
|
Title: | A experiência no NAE à luz da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde - uma análise crítica |
Authors: | Centeno, Ana Cristina Gonçalves Coelho |
Advisors: | Lopes, M. J. |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde é uma
classificação que utiliza uma abordagem biopsicossocial para se compreender e explicar
a incapacidade e a funcionalidade. A utilização desta nova abordagem poderá contribuir
para se perceber quais os fatores que intervêm na promoção da participação e da
realização de tarefas pelas pessoas com necessidades especiais.
Este relatório tem como objetivo descrever e analisar críticamente o trabalho realizado
no âmbito do apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais na
Universidade de Évora até 2008. A análise crítica é perspetivada à luz da CIF,
procurando identificar os contextos académicos que se constituem como barreiras à
participação e atividade destes estudantes, identificando também as estratégias que
foram desenvolvidas para as ultrapassar.
É ainda abordada a inclusão como única forma para se alcançar uma sociedade mais
equitativa que promova o respeito da cidadania e da qualidade de vida de todos.
A aposta na formação, como agente de mudança das forma de estar, pensar, sentir e agir
e na procura incessante pelo desenvolvimento de uma universidade mais justa e mais
humana, parece ser o caminho para alcançar o desiderato duma universidade inclusiva; ABSTRACT: The International Classification of Functioning, Disability and Health is a classification
that uses a bio psychosocial approach to understand and explain disability and
functioning. Using this new approach could help to understand the factors involved in
promoting participation and perform tasks for people with special needs.
This report aims to describe and crítically analyze the work done in support of students
with special needs at the University of Évora until 2008. The review is taken using of
CIF, trying to identify the academic contexts which constitute barriers to participation
and activity of these students, also by identifying the strategies that have been
developed to overcome them.
It also discusses the inclusion as the only way to achieve a more equitable society that
promotes respect of citizenship and quality of life for all.
A focus on training as an agent of change in the form of being, thinking, feeling and
acting and the relentless pursuit by the development of a university fairer and more
humane, seems to be the way to achieve the desideratum of an inclusive university. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15866 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|