Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15845

Title: Mensagens poéticas para a infância: manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Cruz, Maria Dulce Damas da
Advisors: Ramos, Francisco Martins
Keywords: Sociologia. Família e População
Ensino básico [Manuais]
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O tema que motiva a presente dissertação de Mestrado em Sociologia, área de especialização Família e População, «mensagens poéticas para a infância››, pretende ser um reflexo da riqueza e das potencialidades do texto poético enquanto documento social. Tem por objetivos caracterizar os manuais escolares de Língua Portuguesa do 1° Ciclo do Ensino Básico - ano letivo 2005/2006, o assumir de uma posição crítica face às mensagens poéticas hoje veiculadas e a sua respetiva contextualização. Selecionaram-se os dez manuais mais escolhidos pelas escolas, a nível nacional e por grau de ensino, considerados como sendo os mais abrangentes e representativos junto das crianças. Pela análise de conteúdo definiram-se categorias de mensagens e temáticas que sobressaem dos poemas. Outras fontes de informação foram os estudos efetuados por outros autores relativos aos conteúdos dos manuais escolares nos períodos da Primeira República, Estado Novo e pós-25 de Abril, que permitiram detetar as diferenças mais significativas. De uma educação cultural republicana, para uma ideologia oficial do Estado Novo, «Deus, Pátria, Família», até à democratização do ensino e da sociedade. Abordam-se o respeito, a tolerância, a igualdade e a diversidade. A educação para a cidadania, o civismo e a proteção do ambiente, são algumas das novas preocupações. Novos mistérios se revelam, ainda que timidamente, o valor da própria vida e da morte. Alguns aspetos da vida quotidiana, nomeadamente o trabalho e as brincadeiras, constituem elos com um passado não muito distante. ***/Abstract - The subject that motivates the present master's dissertation in Sociology, Poetic Messages for Childhood, in the area of specialization of “Family and Population”, intends to approach the wealth and the potentialities of the poetic text as a social document. This dissertation will characterize Portuguese Language school books from Elementary school (year 2005/2006) and it will also assume a critical position, as far as those propagated poetic messages are concerned - contextualization will also be taken into account. Ten school books have been chosen - the most common in schools, according to the national curriculum and the specific grade, considered as the most representative to children. To what concerns the thematic content analysis, the most noticeable message categories and subjects present in the poems have been defined. Other privileged sources of information, particularly studies done by other authors related to the contents of school books in the periods of the First Republic, Estado Novo (Salazar) and After-25 of April, allowed us to detect the most significant differences. From a republican cultural education, to an official ideology of Estado Novo, “God, Motherland, Family”, and to the democratization of education and society. Respect, tolerance, equality and diversity are approached. Education for the citizenship, civics and the environmental protection are some of the new concerns. Although shyly, new mysteries are disclosed - the value of life itself and death. Some aspects of daily life, namely the work and the games/tricks, constitute links with a not very distant past.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15845
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Dulce Damas da Cruz - Tese de Mestrado - 159 536.pdf9.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois