|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15797
|
Title: | Área de formação cívica: Percepção dos professores sobre a contribuição desta área para a formação dos alunos do ensino básico |
Authors: | Borrego, Maria de Jesus Costa dos Santos |
Advisors: | Trindade, Vitor Manuel |
Keywords: | Educação para a cidadania Educação cívica Reorganização curricular do Ensino Básico Investigação qualitativa Education for citizenship Civic education Basic School curricular reorganization Qualitatve research |
Issue Date: | Nov-2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação aborda a temática: Formação cívica - Perceção dos professores sobre a contribuição da área para a formação dos alunos do ensino básico. Investigação em que participaram 35 professores dos três ciclos do ensino básico que no ano de 2002/2003 leccionavam a Área de Formação Cívica em duas comunidades educativas distintas (Amareleja e Reguengos de Monsaraz). Esta investigação foi inspirada pelas alterações que foram preconizadas pela Reorganização Curricular do Ensino Básico, mais especificamente pelas dúvidas e dificuldades sentidas pelos professores, em relação à implementação da componente curricular intitulada Área de Formação Cívica. Optámos por desenvolver uma investigação qualitativa que teve como objetivos conhecer as representações que os professores entrevistados tinham sobre a contribuição da área de formação cívica para a formação global dos alunos; conhecer os procedimentos metodológicos que utilizaram na planificação das catividades desenvolvidas no âmbito da área e; esboçar o perfil do professor de formação cívica com base na conjugação das declarações dos professores com as orientações divulgadas pelo Ministério da Educação. Em termos estruturais, a investigação é constituída por duas partes distintas, constando na primeira a fundamentação teórica do estudo empírico, o qual, por sua vez, corresponde à segunda parte da investigação. A fundamentação teórica inclui a análise e interpretação da presença da componente cívica na legislação que regia a anterior política educativa (Reforma Curricular do Ensino Básico - 1989) e a contribuição dos modelos educativos de Dewey, Raths, Kohlberg e Sérgio. A entrevista semiestruturada foi o instrumento metodológico utilizado para recolher as opiniões e perceções dos professores participantes, as quais permitiram a realização do estudo empírico. Em síntese, o estudo indicia que os professores sentiram dificuldade em compreender as terminologias utilizadas nos documentos que legislam a Reorganização Curricular do Ensino Básico, o que dificultou a comunicação entre o Ministério da Educação e as Escolas. Por outro lado esta nova área curricular suscitou o desenvolvimento de trabalho cooperativo e a partilha de opiniões entre professores. ***/Abstract - The present investigation approaches the subject: Civic Formation Area - Teachers' awareness on the area's contribution towards elementary school student formation. In this study were participant 35 teachers from the three basic school cycles who, in the year 2002/2003, were teaching Civic Formation Area in two different school communities (Amareleja and Reguengos de Monsaraz). This research was inspired by the alterations foreseen by the Basic School Curricular Reorganization, more specifically by the doubts and difficulties felt by teachers in regard to the implementation of the curricular component titled Civic Formation Area. Choice fell on developing a qualitative research which set up as objectives to learn What input the interviewee teachers had on the Civic Formation Area’s contribution to the overall student formation; to acknowledge the method- logical procedures used in planning the activities preformed within the area; and draw a profile of the Civic Formation teacher based on both the teachers’ input as Well as the guidance provided by the Ministry of Education. In structural terms the research consists of two distinctive parts, whereas the first deploys the theoretic foundation of the empiric study, which corresponds to the second part of the study. The theoretical foundation includes the analysis and interpretation of the civic component's presence in the legislation ruling earlier educational policy (Basic School Curricular Reorganization - 1986) as Well as the contributions of educational models by Dewey, Raths, kohlberg and Sergio. The semi-structured interview was the methodological tool used to gather the participating teacher's opinions and input, which allowed the realization of the empiric study. In short, this study shows teachers felt difficulty in understanding the terms used on those documents legislating the Basic School Curricular Reorganization, which undermined the dialogue between the Ministry of Education and the schools. On the other hand this new curricular area aroused teachers into developing co operational work and opinion sharing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15797 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|