Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15734

Title: Prática da avaliação do desempenho: estudo de caso do HSLE
Authors: Garcia, Elisabete Maria Campino
Advisors: Santos, Nuno Rebelo dos
Keywords: Gestão
Desempenho
Avaliação do desempenho
Issue Date: Dec-2005
Abstract: Esta investigação trata-se de um estudo de caso, que visa essencialmente analisar o processo de avaliação do desempenho em Enfermagem, tal como funciona e é aplicado, no HSLE. Seleccionamos para este estudo, os diferentes actores do processo, Enfermeiros avaliadores, Enfermeiros Avaliados e Órgãos de Gestão. O instrumento de colheita de dados foi a entrevista semi-estruturada, no tratamento e análise de dados utilizamos a técnica de analise de conteúdo e o processamento de dados foi feito no software NUDIST. As principais conclusões sugerem que, o processo de avaliação do desempenho no HSLE, não é operacionalizado como preconizado na lei. Igualmente da análise dos dados se verifica que os participantes não concordam com a menção qualitativa. Constatou-se a importância da formação e articulação com a GRH na valorização do processo AD. Os resultados mostram as dificuldades sentidas na otimização e aplicação deste processo. São sugeridas algumas alterações ao actual processo AD. /***Abstract - This research is a case study that intends to analyse the Nursing performance evaluation process, the way it functions and is applied, at the HSLE. We have selected for the study, the different actors of the process: Evaluators and Evaluated Nurses and the Hospital Board. ln the data collection we have used the semi-structured interview, in data analysis we used the content analysis technique, the data results were processed on the NUDlST software. The main conclusions suggest that the performance evaluation process is not strictly carried out as mentioned by law. At the same time, data interpretation points out to the fact that participants seem not to agree with the qualitative standard. lt was observed the importance of a constant professional development in interaction with the Management of Human Resources lead to an increasing effectiveness of the whole process. The results refer to some of the difficulties felt in all of the process. The final section presents a set of recommendations about the issue of our study.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15734
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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