Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15729

Title: Do quotidiano da prática dos técnicos de radiologia à prática vivida como monitores de estágios do curso de radiologia em cinco hospitais de Lisboa
Authors: Reis, Cláudia Isabel Sá dos
Advisors: Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Quotidiano
Profissão
Técnico de radiologia
Monitor
Saúde
Everyday life
Profession
Radiographer
Health
Issue Date: Oct-2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A problemática do quotidiano desde há muito que é discutida no seio das ciências sociais e não só. No trabalho realizado não pretendi analisar todas as problemáticas que modelam as vivências dos profissionais de saúde em contexto de trabalho, pelo contrário, o seu objectivo é bem mais limitado, ficando-se apenas pela procura duma certa inteligibilidade das lógicas locais que emergem da ordem social inerente a cada serviço de Radiologia e as suas possíveis implicações no quotidiano de trabalho dos TR/monitores na produção de “imagens” radiográficas e na monitorização de estagiários. Neste sentido, a partir dos objectivos de estudo, da perspectiva de análise construída para reinterpretar os múltiplos processos de negociação, de conflito/ cooperação e de relações afectivo-cognitivas que subjazem, quer ao nível do quotidiano de trabalho em equipa dos TR, quer ao nível dos processos formativos dos alunos que são acolhidos nos serviços de Radiologia, tendo ainda presente a delimitação do universo de estudo ao nível de cinco hospitais da área de Lisboa, enquanto campo de estágios de uma Escola Superior de Saúde que comporta a formação inicial dos TR, optei por uma abordagem qualitativa do objecto, fundada num estudo de caso. Recorri como técnicas privilegiadas de recolha de dados a pesquisa documental, a observação não-participante e a aplicação de entrevistas aprofundadas a 14 entrevistados, desenvolvidas segundo os critérios de Grupo–Focus. Os resultados do estudo realizado sugerem que na vida quotidiana dos serviços de Radiologia os recursos correspondem aos papéis atribuídos a cada TR/monitor; os frutos de uma dada "jogada" sua, quer ao nível dos modelos de trabalho e da composição sócio–organizacional dos serviços de Radiologia, quer no quadro da monitorização de estágios, quer ainda ao nível das relações interpessoais, só serão aproveitados caso a sua representação como profissional de saúde e/ou como colaborador/monitor na formação inicial dos TR seja convincente perante a audiência que o rodeia. Assim sendo, as interdependências dos TR/monitores no quotidiano de trabalho, nomeadamente ao nível da divisão e organização do trabalho, das relações com as hierarquias funcionais e das práticas de monitorização dinamizam-se num puzzle complexo de relações humanas, fundadas em permanentes avaliações das dimensões de ganhos-riscos e dos processos negociativos que lhes estão inerentes. *** / Abstract - The aim of this study was not to analyse the experiences of health professionals in their work context, on the contrary, its goal is much more simplified, considering aiming the search of a certain intelligibility of the local logics that emerge from the inherent social order of each service of radiology, and its possible implications in the everyday life of work of the Radiographers/Monitors in the production of "x-ray images" and in the monitorization of trainees. So, taking into account the objects of the study, the perspectives of the analysis set to reinterpret the multiple processes of negotiation, the conflict/cooperation and affective-cognitive relations that underlie, either at the level of everyday life as a team of Radiographer, either at the level of the education of students at x-ray services, and bearing in mind the setting of the study universe of five Lisbon-based hospitals, while training setting of an higher school of health, which undertakes basic training for Radiographers, the study considered a qualitative approach, based on a case study. As for data gathering techniques, documental research was used, also, non-participant observations and the usage of 14 in-depth interviews. Such interviews applied according to the Group-Focus criteria. The results of the undertaken study suggest that in the daily life of x-ray services, the resources match the given roles to each Radiographer/Monitor. The results of a certain action, either at the level of work models and the social organizational training of the x-ray services, in the monitoring of trainees, will only be used in case of representation as a health professional and/or as a co-worker/monitor in the early education of Radiographers convinces the audience that surrounds them. Therefore the interdependences of the Radiographers/Monitors in everyday life, namely at the level of work division and organizations, of functional hierarchies relations and monitoring get active in a complex human relations puzzle, based on permanent evaluations of the dimensions of profits-risks and the negociative processes which are related to.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15729
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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