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http://hdl.handle.net/10174/15713
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Title: | Relação entre engagement com o trabalho, satisfação dos clientes e intenção em voltar |
Authors: | Tito, Inês Isabel da Silva |
Advisors: | Semedo, Carla Santarém |
Keywords: | Engagement Recursos organizacionais Clima de serviço Satisfação Satisfação Fidelização Engagement Organizational Resources Service climate Customer satisfaction Customer loyalty |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A investigação sobre o engagement no trabalho conheceu grande expansão na
última década e a sua relevância para o bem-estar dos trabalhadores e organizações
tem sido demonstrada. Tendo por base o estudo de Salanova, Agut e Peiró (2005), a
presente investigação tem como objectivo analisar a relação entre o engagement dos
colaboradores de um grupo hoteleiro português, o clima de serviço percepcionado e os
recursos organizacionais disponíveis. É ainda avaliada, no mesmo conjunto de
unidades hoteleiras, a satisfação dos clientes com os serviços prestados e fidelização
dos mesmos. A amostra é constituída por 247 colaboradores e 253 clientes. Os
resultados demonstram que o engagement dos colaboradores, o clima de serviço
percepcionado e os recursos organizacionais estão significativamente relacionados
entre si. Para além disso, os recursos predizem o clima de serviço positivo e o
aumento do engagement. No que respeita ao estudo efectuado com os clientes,
constata-se que o desempenho dos colaboradores, percebido pelos clientes, prediz a
fidelização dos mesmos; ABSTRACT: Investigation on work engagement has met a large expansion over the last
decade and its importance to workers’ well-being and organizations has been shown.
Based on Salanova, Agut and Peiró (2005) study, this investigation aims to analyze the
relationship between workers engagement of a Portuguese hotel group, perceived
service climate and organizational resources available. Additionally, with the same
sample, we will analyze customer’s satisfaction and loyalty. The sample used in this
study is formed by 247 workers and 253 clients. Results show a relation between worker’s engagement, service climate and organizational resources. Besides,
organizational resources predicts the positive service climate and work engagement.
Concerning the customer’s sample, results show that employees’ performance,
perceived by customers, predicts customer loyalty. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15713 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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