Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15611

Title: Promoção de competências em educação ambiental, um estudo com professores e supervisores do terceiro ciclo do ensino básico
Authors: Rijo, Ana Isabel Estudante
Advisors: Trindade, Vítor
Keywords: Educação ambiental
Conhecimento profissional do professor
Supervisão pedagógica
Ensino por competências
Modelos de supervisão
Reflexão
Ética profissional em educação
Environmental education
Professional knoeledge of teachers
Pedagogic supervision skills
Civic education
Supervisising models
Reflection
Professional ethics in education
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os problemas ambientais são actualmente uma das maiores preocupações políticas, económicas, sociais e educativas a nível mundial, de cuja resolução depende, em grande parte a continuidade da vida na Terra. A protecção do meio ambiente, associada ao conceito de desenvolvimento sustentável, implica um tipo de desenvolvimento social que satisfaça as necessidades actuais da humanidade, sem pôr em causa as gerações vindouras. Neste contexto, a Educação Ambiental assume um papel fundamental, não só na resolução dos problemas actuais, mas sobretudo na formação de cidadãos informados e responsáveis, capazes de tomar decisões conscientes em sociedade. Para tal, o ensino por competências, amplamente estudado no cenário educativo internacional, assume um papel de extrema importância, pois nas problemáticas associadas ao ambiente, mais importante do que saber é saber fazer e saber ser. Neste trabalho decidimos investigar a forma como professores e supervisores de Ciências Físicas, Químicas e Naturais encaram a Educação Ambiental no 3° ciclo do Ensino Básico. Para tal, decidimos aplicar um questionário aos referidos professores e supervisores pedagógicos que exerciam a sua actividade em escolas do distrito de Évora, onde, no ano lectivo 2003/2004, existia Estágio Pedagógico da Universidade de Évora. Esta investigação traduziu-se na análise comparativa dos referidos questionários permitindo-nos identificar e comparar o conceito de Educação Ambiental de professores e supervisores, assim como, as suas práticas pedagógicas relativas à Educação Ambiental. Permitiu, ainda, identificar as entidades que mais têm contribuído para a Educação Ambiental ao nível do terceiro ciclo do ensino básico e as principais alterações na Educação Ambiental proporcionadas pela reorganização neste nível de ensino. A partir da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que a formação inicial de professores apresenta ainda inúmeras lacunas ao nível da Educação Ambiental, sendo amplamente valorizados os métodos e técnicas mais tradicionais. Para além disso, a maior parte dos docentes continua a demonstrar uma preocupação excessiva com a dimensão do currículo, não se assumindo, eles próprios, como construtores e gestores do próprio currículo. A Educação Ambiental é actualmente encarada pelos supervisores como uma parte dos conteúdos de uma ou várias disciplinas, o que mais uma vez demonstra a sua visão tradicionalista do ensino. Mais do que realçar as diferenças entre os dois grupos estudados (professores e supervisores pedagógicos) parece-nos de relevar os traços comuns, sem nunca esquecer que, na maior parte dos casos, a visão dos supervisores vai condicionar a dos futuros professores. Desta forma, salienta-se a visão tradicionalista de todo o processo educativo, designadamente no que respeita à Educação Ambiental, aparecendo o currículo como um conjunto inflexível de conteúdos a ser leccionado num determinado período de tempo. Os resultados a que chegámos apontam, de uma forma geral, para a necessidade de uma formação académica articulada com os diferentes graus de ensino e, sobretudo, com os princípios da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Currículo Nacional do Ensino Básico. A formação contínua de professores, nomeadamente dos supervisores pedagógicos, assume uma importância vital em todo o processo educativo pois, só desta forma, a inovação educacional poderá efectivamente chegar às escolas e englobar todo o processo de ensino-aprendizagem. /*** Abstract -The environmental problems are at the present one of the biggest political, economic, social and educational issues in the world, and the continuity of life on earth depends mainly on their solution. The protection of the environment, associated to the concept of sustainable development, involves a kind of social development that can satisfy today's human needs, without putting the future generations at risk. In this context, Environmental Education has an important role, not only in solving today's problems, but especially in training informed and. responsible citizens, who can take conscientious decisions as members of the society. Thus, teaching skills, widely studied internationally, have an important role because, in what concerns environmental problems, more important than knowing is knowing how to do and how to be. In this work we investigate how teachers and pedagogical supervisors of Physics, Chemistry and Natural Sciences deal with Environmental Education in the 3`d Cycle of Basic Education. We decided to apply a questionnaire to teachers and pedagogical supervisors who worked in schools in the Évora district which, in the academic year of 2003/2004, had accepted student placements from Évora University. In this investigation we did a comparative analysis of the questionnaires, which allowed us to identify and compare the concept of Environmental Education of teachers and pedagogical supervisors, as well as their pedagogical approaches in relation to Envirorimental Education. This investigation also identified the entities that have contributed the most in Environmental Education in the 3d Cycle of Basic Education and the most important changes brought to the curriculum after the reorganization of this educational level. The analysis of the result allowed us to conclude that there are still a number of failures in the initial training of teachers in Environmental Education, insisting on traditional methods and techniques. Furthermore, most teachers worry excessively about the extension of the curricular programme, instead of building and managing the curriculum themselves. Additionally, supervisors see Environmental Education as just a part of other school subjects, which shows once again their traditional view of education. Instead of highlighting the differences between the two groups studied (teachers and pedagogical supervisors), we believe it is better to emphasize the similarities, without forgetting that in most cases, the views of the pedagogical supervisors will condition those of the future teachers. This way, we can highlight the traditional view of the whole educational process, namely in what concerns Environmental Education, presenting the curriculum as an inflexible programme of contents that must be taught in a specific period of time. Our conclusions point to a need for academic training articulated with the different school levels and, above all, with the principles of the Law for the Educational System and the National Curriculum of Basic Education. The continuous training of teachers, namely the pedagogical supervisors, is of vital importance for the whole educational process because it is the only way for the educational innovation to reach the schools and involve the whole process of teaching and learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15611
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resultados - Supervisores de Ciências Físicas, Quimícas e Na.xlsResultados - Supervisores de ciências físicas, químicas e nat.110.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Resultados - Professores de Ciências Físicas, Quimícas e Nat.xlsResultados - Professores de ciências físicas, químicas e nat.111 kBMicrosoft ExcelView/Open
Ana Isabel Estudante Rijo - Tese de Mestrado - 155 921.pdf18.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois