Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15606

Title: A percepção do consumidor sobre benefícios em produtos alimentares: segmentação comportamental: o caso dos alimentos light e diet
Authors: Correia, Paulo Jorge Nunes
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Soares da Silva Cruz
Keywords: Alimentos light e diet
Percepção
Segmentação
Benefícios
Light and diet food
Perception
Segmentation
Benefits
Issue Date: Sep-2004
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os alimentos light e diet' correspondem a uma fracção dos alimentos disponíveis distinguindo-se por terem qualidades nutritivas diferenciadas. Neste trabalho foi efectuada uma análise de factores que fazem variar o comportamento de compra dos consumidores, sobre estes produtos: Grau de envolvimento com a compra, Percepção associada ao valor, Percepção associada ao risco de compra, Procura de variedade. As empresas de produtos alimentares podem segmentar o seu mercado de acordo com as necessidades e expectativas que os seus clientes e/ou consumidores têm associadas aos produtos alimentares que adquirem. Pode-se fazer uma segmentação geográfica, demográfica, psicográfica, comportamental e multi-atributos. Neste trabalho realizou-se uma segmentação comportamental, desenvolvendo a variável Benefício. Neste trabalho foi evidenciado que existem 4 segmentos de mercado de produtos alimentares light e diet, cada um identificado com base em benefícios percepcionados pelos consumidores: Saúde, Produto, Preço e Social. /*** Abstract - Light and diet food correspond to a little part of alimentary goods available which can be distinguished because of their different nutritiva qualities. In this study, an analysis of factors that affect the consumer’s behavior will be done, about these products: degree of involvement with buying, perception associated to value cost, perception associated to risk of buying, seek of variety. Alimentary products enterprises can segment their market according to the needs and expectations that their clients and/or consumers associate to alimentary products they acquire. A geographic, demographic, psychographic, behavioral and multi-attribute segmentation can be done. In this study, a behavioral segmentation has been done, developing the benefit variable. This study shows that exists 4 segments of light and diet products market, each one identify with benefit perceptioned by consumers: Health, Product, Price and Social.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15606
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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