Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15599

Title: Guião da mulher portuguesa: do livro à tela, o universo feminino no cinema português dos anos 30 e 40
Authors: Ferreira, Ana Lucinda Calado
Advisors: Jorge, Carlos Jorge Figueiredo
Keywords: Crítica literária. Estudos literários
Literaturas e Poéticas Comparadas
Mulher portuguesa
Cinema anos 30/40
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O microcosmo do cinema dos anos 30 e 40 do século XX torna claro que o estado final de uma mulher deveria ser o de casada. De facto, as mulheres solteiras são as verdadeiras destinatárias das recomendações e avisos presentes nos guiões, filmes e livros oitocentistas que lhes servem de base. Através da adaptação de obras de sucesso entre o público português, foi possível apresentar narrativas filmicas que também granjeassem de tal sucesso, ao mesmo tempo que educavam a assistência. São perpetuados papéis como o de mãe, filha, irmã ou esposa, sendo a harmonização social o objectivo principal – a mulher serve de âncora na sua família, organizando-a para que homens e mulheres ocupem os seus lugares 'pré-destinados'. As mulheres solteiras, casadas ou viúvas transmitem modos de vida e posturas naturalmente a seguir. A idealização da mulher solteira passa pela submissão, educação e ingenuidade. No casamento a mulher é claramente valorizada, pois preenche os seus papéis "naturais" de esposa e mãe. A viuvez implica uma postura respeitável. A mulher construída corresponde ao ideal recomendado pela linguagem patriarcal e política que rege as instituições produtoras de significados, incluindo o cinema, já que é controlado e controlador. /***Abstract - The microcosm of the 1930s and 1940s cinema makes clear that the single woman should, in the future, get married. In fact, single women are the true addressees of the recommendations and warnings on the scripts, film and also on the nineteenth century books that are used as their support. Through the adaptation of successful books among the Portuguese readers, it was possible to present filmic narratives that would obtain such success, while educating the audience. The roles of mother, daughter, sister or wife are perpetuated and social harmony is the main goal — the woman is the anchor of her family, organizing it so that men and women perform their predestined roles. Single women, married or widows convey lifestyles and a social behavior that should be repeated. The idealization of the single woman involves submission, education and ingenuity. When married, the woman is obviously valued, because she fulfils her natural destiny as a wife and mother. Widowhood implies a respectable altitude. This constructed woman correspond to the ideal that is recommended by the patriarchal language and politics that guide the institutions producers of meaning, including the cinema, since it is a controlled and controlling instrument.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15599
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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