Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15590

Title: Coparentalidade e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Azinheiro, Lara Sofia Sousa
Advisors: Pires, Heldemerina Samutelela
Keywords: Família
Parentalidade
Coparentalidade
Competências sociais e competências emocionais
Family
Parenting
Coparenting
Social competences and emotional competences
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A coparentalidade conduz a um avanço na compreensão da família ao destacar a importância de relações harmoniosas estabelecidas entre os pais e os seus efeitos no desenvolvimento infantil (Frizzo, Kreutz, Schmidt, Piccinini, & Bosa, 2005). Neste quadro, o estudo realizado propôs-se a averiguar em que medida a coparentalidade se relaciona com o desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças. Participaram 66 sujeitos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e os respetivos pais. Utilizaram-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (BarOn EQ-i: YV) e a Escala de Coparentalidade de McHale. Os resultados evidenciam a existência de relação entre a coparentalidade baseada na integração familiar e um dos domínios das competências sócio-emocionais, designadamente a adaptabilidade. Os resultados demonstram ainda a existência de diferenças na coparentalidade em função do tipo de família e do nível sócio-económico; ABSTRACT:Coparenting leads to a breakthrough in family understanding, highlighting the significance of harmonious relations established between the parents and their effects on child development (Frizzo, Kreutz, Schmidt, Piccinini & Bosa, 2005). In this context, the study aimed to determine the extent to which coparenting is related to the development of socio-emotional competences in children. 66 subjects participated of both genders, aged between 7 and 10 years and their parents. Were used the Emotional Quotient Inventory Bar-On: Youth Version (BarOn EQ-i: YV) and the Scale of co-parenting McHale. The results show the existence of a relationship between coparenting based on familiar integration and one of fields of socio-emotional competences, such as adaptability. The results also demonstrate the existence of differences in coparenting as a function of family type and socio-economic level.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15590
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Mestrado VF.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois