Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15585
|
Title: | Autorregulação e dificuldades de aprendizagem |
Authors: | Coelho, Vanda do Carmo Padrão |
Advisors: | Chaleta, Maria Elisa |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem Autorregulação de aprendizagem Género Estratégias de aprendizagem Afetos Learning disabilities Self-regulated learning Gender Learning strategies Affect |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A autorregulação da aprendizagem tem ao longo do tempo adquirido importância no combate ao insucesso escolar e no aumento de fatores de autoeficácia por parte dos alunos. A investigação tem proporcionado bases que nos permitem verificar a eficácia da autorregulação no meio escolar.
Este estudo procura verificar se alunos de quarto ano com e sem dificuldades de aprendizagem apresentam estratégias de autorregulação da aprendizagem e se os fatores de género possuem alguma influência nas estratégias utilizadas. Para isso foram analisadas entrevistas a crianças com e sem dificuldades de aprendizagem que frequentam o quarto ano, com o fim de compreender melhor as estratégias de autorregulação utilizadas por ambos os grupos de alunos. Também os afetos e as conceções sobre o estudar e o aprender são contemplados e a sua influência analisada. Faremos ainda uma breve revisão da literatura e do quadro teórico atual no que se refere à autorregulação, às dificuldades de aprendizagem e à influência dos afetos, neste processo.
Os resultados da pesquisa evidenciam que alunos com e sem dificuldades de aprendizagem apresentam estratégias de autorregulação apesar de em diferentes níveis, destacando-se os alunos sem dificuldades de aprendizagem onde se verifica uma maior incidência de processos autorregulatórios. No que se refere às conceções dos alunos sobre o processo de aprender estas ainda se encontram muito ligadas a conceções simplistas. Verificou-se ainda a influencia na aprendizagem de fatores de ordem emocional, na aprendizagem e na escolha das estratégias a utilizar na realização das tarefas; ABSTRACT:Self-regulated learning over time has acquired importance in the fight against school failure and an increase in factors of self-efficacy on the part of students. Research has provided bases that allow us to verify the effectiveness of self-regulation in school.
This investigation seeks to determine if fourth-year students with and without learning disabilities present self-regulation strategies, and if gender factors have some influence on the strategies used. For that interviews to children with and without learning disabilities who attend the fourth year, were analyzed in order to better understand self-regulation strategies used by both groups of students.
Also affects and conception about studying and learning are contemplated and analyzed their influence. We will also briefly review the literature and the current theoretical framework with regard to self-regulation, learning difficulties and the influence of emotions in this process.
The study results show that students with and without learning disabilities present self-regulated strategies although at different levels, especially students without learning difficulties where there is a higher incidence of self-regulated processes. With regard to conception student to learn about the process they are still connected to very simplistic conceptions. There was also the influence of factors on learning emotional, learning and choice of strategies to use in performing the tasks. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15585 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|