|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15577
|
Title: | O diagnóstico de necessidades diferenciadas de educação em contexto de supervisão pedagógica: a transversalidade educativa e pedagógica |
Authors: | Maximino, Maria Paula Marmelo Mendes |
Advisors: | Barbosa, Luís |
Keywords: | Educação Supervisão pedagógica Ciências da educação |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação encontra-se inserida na área das Ciências de Educação, na variante da Supervisão Pedagógica. O trabalho empírico decorreu sobre uma amostra constituída por crianças/alunos de um jardim de infância e de uma escola do V ciclo do ensino básico, do distrito de Évora e pretendeu estudar os fenómenos de fronteira vivenciados por estas crianças. Foi nosso objectivo procurar demonstrar que o diagnóstico de necessidades educativas e formativas dos agentes de ensine é fundamental para organizar o processo ensino aprendizagem e para implementar cartas estratégicas de intervenção. Para tal, procurámos por um lado criar uma carta de sinais, de forma a despistar indicadores de desconforto, de quebra de partilha e de enquistamento, considerados como manifestações normais enquadrados em atitudes de defesa e por outro analisar os contextos do pré-escolar e do 1º ciclo, por forma a identificar a articulação jardim de infância /1º ciclo e, ainda, a transversalidade educativa e pedagógica. Trata-se de um estudo de caso, inserido, por isso, numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa, sustentado pela caracterização dos actos e factos educativos, numa perspectiva sistémica. As opções metodológicas e as várias técnicas de recolha de dados utilizadas permitiram uma análise e uma trkrigulação de dados que garantiu a validade interna da investigação. A revisão da literatura desenvolveu a fundamentação referente aos contextos de intervenção. Reflectiu-se sobre a importância da caracterização dos contextos educativos e a construção de uma teoria emergente da prática, enunciando-se os novos princípios fundantes necessários à análise dos contextos educativos, que sustentam uma pedagogia de ajuda aos aprendentes, explicitados num novo modelo de escola - A Escola Sensível e Transformacionista. Numa outra vertente fez-se uma abordagem à importância do espelhamento aos profissionais de educação, orientado para a transcendência e para a mudança das práticas de intervenção. Finalmente abordou-se o diagnóstico de necessidades educativas e a construção de variáveis de análise. Assim, o estudo de caso, norteado pelas questões enunciadas, comprovou a hipótese formulada, pois os educadores/professores trabalham mais em função das teorias, dos métodos, das técnicas e dos conteúdos e, tendo mais em conta os objectivos pessoais e
organizacionais. Por outro lado, adoptam critérios pouco rigorosos e pouco científicos na caracterização dos grupos, dos actos e factos educativos, bem como na avaliação dos sinais emitidos pelos discentes e as estratégias não vão, por isso mesmo, ao encontro das verdadeiras necessidades das crianças e das orgaiizações onde exercem a sua actividade. Ou seja, aquela caracterização resultou de um trabalho que não foi efectuado com a profundidade e rigor necessários para um levantamento da informação correcta, a fim de se proceder a uma tipificação sustentadamente científica, com o intuito de se projectarem estratégias de intervenção eficazes que diminuam ou previnam os fenómenos que coexistem no processo ensino aprendizagem. As conclusões extraídas são específicas ilesta amostra, uma vez que se trata de um estudo de caso. Contudo, os resultados apresentados são válidos, ainda que não generalizáveis.
/*** Abstract - The present research is included in Science of Education field, in the Pedagogy Supervision department. The empirical work was based on a sample formed by children/learners of both a Nursery School and Primary School of District of Évora and had the aim of studying the borderline phenomena experienced by these children. It was our purpose to try and demonstrate that the diagnosis of educational and formative needs is essential to organize the, teaching-learning process as well as to implement strategic document of intervention. So, on one hand, we attempted to build up a signal document, so as to detect possible indicators of discomfort, decreasing of sharing situations and some encystment, considered as normal manifestations conceived in the defensive attitudes profile and, on the other hand, to study and analise the contexts of nursery school and primary school so as to identify the articulations between nursery school/primary school and to be aware of the educational and pedagogic transversally as well. This is a case study included in a qualitative methodology of interpretative nature, supported by the characterization of educational acts and facts, in a systemic perspective. The methodological options as well as the various data gathering techniques allowed us to perform a kind of analyses and data triangulations which assured the internal validity of the present research. The using of literature helped to develop the bases of intervention contexts. Some considerations were taken on the importance of the characterization of educational contexts and the designing of a theory emerging from practice, giving origin to the newest basic principles necessary to the analysis of educational contexts which may offer learners some kind of help pedagogy, explained by a new school modal – Sensitive and Transformationist School. Moreover, in what professionals are (concerned, an approach to the importance of mirroring was made, trying to lead the way towards transcendence and changing of practices of intervention. Finally, we made an approach to the diagnosis of educational needs and to the construction of variables of analysis. The case study, led by the questions stated above, confirmed the hypothesis which was previously formulated, as the educators/teachers are more used to working according to theories, methods, techniques and contents and having in mind the organizational and personal purposes. On the other hand, in what characterization of groups and of educational
acts and facts is conceded, they usually adopt criteria which may be considered less strict and not very much scientific. This also happens in the evaluation of signs shown by learners. Strategies do not face, by these motives, children's real needs and the needs of schools where they are learning and working. In short, the characterization made by those teachers/educators was the result of a task which wasn't carried out with enough rigour in order to get correct information which might allow making a scientific-based typification, faving in mind the projection of effective intervention strategies which could diminish or prevent the phenomena coexisting in teaching-learning process. As it is a case study, the conclusions we arrived to are strictly connected to this sample. Although the results are valid they may riot be generalized. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15577 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|