Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15573

Title: O reordenamento da rede escolar: um estudo sobre um centro escolar de nova geração
Authors: Barnabé, João Carlos da Silva Rodrigues
Advisors: Favinha, Marília
Keywords: Reordenamento da rede escolar
Modernização de escolas de 1º ciclo do ensino básico
Encerramento de escolas
Desertificação das aldeias
Reorganization of the educational network
Modernizing of primary schools
Closing of schools
Desertification of villages
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nos últimos 30 anos tem vindo a verificar-se uma clara aposta política e um enorme investimento na reorganização do sistema educativo português e na melhoria das infraestruturas escolares, para tornar o sistema educativo mais equitativo no acesso à escolaridade, pretendendo-se atenuar os efeitos resultantes das clivagens sociais, económicas e geográficas. Neste seguimento, foram abertos novos Centros Escolares, por outro lado, muitas escolas sem condições físicas e pedagógicas foram encerradas. Esta dissertação é reflexo da investigação feita num novo Centro Escolar, o do Bacelo, em Évora, inaugurado em 2009, abordando diferentes aspetos da política de modernização e reestruturação da rede escolar. Combinando abordagens quantitativas e qualitativas, tentou-se constatar se a abertura dos centros escolares de nova geração potencia, ou não, o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, tal como defende o ponto 2 do Artigo 2.º da LBSE; ABSTRACT:In the last thirty years there has been a clear political and financial investment in the reorganization of the Portuguese education system and the improvement of the educational infrastructures, consequently turning the educational system more equally accessible, intending to reduce the resulted effects of social, economic and geographical differences. In this process, new schools were open however as others, physically and pedagogically deprived, were shut down. This dissertation is reflected on the investigation of a new school, in Bacelo, in Évora, inaugurated in 2009, addressing different aspects of politics behind the modernization and restructuration of the educational network.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15573
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
dissertação de mestrado (entrega final SAC_dez2012).pdf13.24 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois