Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15432

Title: A criança e a cidade: do parque infantil à paisagem lúdica
Authors: Costa, Soraia Sofia Ruiz da
Advisors: Castro, Conceição
Keywords: Arquitectura paisagista
Aversão ao risco
Brincar
Cidade
Criança
Espaço de jogo e recreio
Lisboa
Natureza
Paisagens lúdicas
Parque infantil
Child
City
Landscape architecture
Lisbon
Nature
Play
Playground
Playspaces
Risk aversion
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta dissertação explora-se a temática dos espaços de jogo e recreio contemporâneos. Pretende-se questionar o modelo tradicional de concepção desses espaços, reflectindo sobre a sua adequabilidade às necessidades da criança, integração no espaço urbano, monotonia conceptual e formal associada ao seu desenho, legislação e normas de segurança. A dissertação será desenvolvida em três momentos distintos e complementares. O primeiro momento, de fundamentação teórica, abordará a criança, a importância do recreio para o seu desenvolvimento, a sua vivência urbana e as suas relações com o espaço físico, com a natureza e com os espaços de jogo e recreio. No segundo momento, o conhecimento teórico será posto em perspectiva, numa aproximação prática à realidade nacional, através de um estudo participativo com crianças e respectivos pais, na cidade de Lisboa. Por fim, serão lançadas algumas ideias projectuais e propostas novas abordagens mais criativas, pedagógicas e inclusivas, que transformem os espaços de jogo e recreio em autenticas paisagens lúdicas; ABSTRACT: This thesis explores the theme of contemporary playgrounds. It is intended to question the traditional playground design and reflect on their suitability to the children’s needs, integration with the urban environment, formal and conceptual monotony of their design, legislation and safety standards. The dissertation will be developed in two different and complementary moments. First, there will be a theoretical approach to the child, the importance of recess, the children’s experience in the urban setting and their relations with the physical environment, nature and playgrounds. Secondly, the theoretical knowledge will be put into perspective with a pratical approach to the national reality, through a participatory study with children and their parents, in Lisbon. Finally, it will be presented some project ideas and proposed new and more creative, pedagogical and inclusive approaches that will transform playgrounds into real playscapes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15432
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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