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http://hdl.handle.net/10174/15429
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Title: | Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
Authors: | Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Atitudes Rendimento escolar Ensino básico 9º ano Língua portuguesa Matemática Ciências físico-químicas Attitude Academic performance Portuguese Mathematics Physics and chemistry 9th grade |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”,
financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de
uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática
e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o
rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente
à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género.
A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários
de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED.
Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam
atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a
dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo
as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente
à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development",
funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a
school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics
and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school
performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception
about the adequacy of those subjects to a given gender.
The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires
about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of
RED.
With the results we found that students showed quite different attitudes, varying
with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure,
ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance.
No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the
subjects to a given gender. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15429 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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