|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15396
|
Title: | Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: expectativas, vivências e experiências - a transição pela voz das crianças |
Authors: | Silva, João Carlos Rodrigues da |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Transições escolares Desenvolvimento humano Pré-escolar 1º Ano Ensino básico School transitions Human development Preschool First grade Elementary school |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A transição entre o pré-escolar e o 1º ano do ensino básico, enquanto uma das
primeiras e mais importantes transições de vida e de desenvolvimento do ser humano,
surge associada a um misto de expectativas, sentimentos e experiências, capaz de
influenciar todas as transições futuras. Neste estudo, com o objectivo de compreender
as expectativas, vivências e experiências desta transição, realizaram-se entrevistas
semiestruturadas a 12 crianças do pré-escolar e 25 do 1º ano do ensino básico (37
crianças). As respostas foram analisadas a partir do software QSR NVivo 7, meio para
a construção das respectivas grelhas análise de conteúdo. Os resultados desta
investigação permitem corroborar a acentuada descontinuidade entre os dois níveis
descrita na literatura - as crianças do pré-escolar apresentaram algum
desconhecimento e expectativas desajustadas sobre o que vai acontecer com a
entrada na escola e uma perspectiva mais simples da mesma; já as crianças de 1º ano
descrevem mais claramente o seu confronto com a realidade, embora revelassem
algum “medo” do desconhecido e alguma ansiedade, particularmente nos primeiros
dias de escola. Espera-se, assim, contribuir para a promoção das oportunidades
oferecidas pelas transições (escolares), encurtando o fosso entre o pré-escolar e a
escola, através de intervenções e estratégias psico-educativas adequadas; ABSTRACT: The transition between preschool and first grade of basic education as one of the first
and most important transitions of life and human development is associated with a
mixture of expectations, feelings and experiences that can influence all future
transitions. In this study, in order to understand the expectations and experiences of
this transition, semi-structured interviews were held to 12 children from pre-school and
25 in the 1st grade of primary school (37 children). The answers were analyzed using
the software QSR NVivo 7, as a way to construct the corresponding content analysis
grids. The results of this investigation prove the sharp discontinuity between the two
levels described in the literature - preschool children showed they were wrongly
informed and they had inappropriate expectations regarding what will happen when
entering school, and a simpler perspective of the same. On the other hand 1st year
children describe more clearly the confrontation with reality, but reveal some "fear" for
the unknown and some anxiety, particularly on the first days of school. It is expected, in
order to help to promote the opportunities offered by the transitions (school), shortening
the gap between preschool and school, through appropriate interventions and proper
psycho-educational strategies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15396 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|