Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15388

Title: O impacto da implementação da psicomotricidade relacional na grade curricular da educação infantil em escolas particulares da cidade do Recife
Authors: Viana, Patrícia Távora Tavares
Advisors: Fernandes, Jorge Manuel
Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão de
Keywords: Brincar
Educação infantil
Psicomotricidade relacional
Simbolismo
Play
Childwood education
Psychomotor relational
Symbolism
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Apresentam-se considerações acerca dos impactos causados pela implementação da psicomotricidade relacional no currículo escolar. O investimento em propostas pedagógicas excessivamente cognitivas, desconsiderando o indivíduo e sua subjetividade. Os chamados “valores capitalistas” padronizam os corpos, impõem modelos corporais que direcionam e manipulam o desenvolvimento natural da criança. O espaço escolar fundamentalmente importante para práticas corporais por meio do brincar e seus simbolismos. A Psicomotricidade Relacional na educação Infantil como prevenção de sintomas sociorrelacionais e nas dificuldades de aprendizagem refletindo direta ou indiretamente no rendimento escolar e na evolução saudável da estrutura de sua personalidade. Os resultados demonstraram que a implementação da Psicomotricidade Relacional em três escolas particulares da cidade do Recife identificadas com o socioconstrutivismo modificou substancialmente o modelo vigente de ensino-aprendizagem, havendo uma mudança de paradigmas nas instituições escolares influenciando os aspectos intra e interpessoais dos educadores e dos alunos; ABSTRACT: Presents considerations of the impacts caused by implementing the relational psychomotricity the school curriculum. The investment in educational proposals excessively cognitive, disregarding the individual and his subjectividad. The so-called "capitalist values" standardize the bodies, body models require that direct and manipulate the natural development of the child. The school environment fundamentally important for bodily practices through play and their symbolism. The Psicomotricity Relational Child education as prevention of symptoms social - relational and learning difficulties in reflecting directly or indirectly on academic achievement and healthy development of the structure of his personality. The results showed that the implementation of Relational Psychomotricity in three private schools in Recife identified with the socio-constructivism substantially modify the current model of teaching and learning, with a paradigm shift within the educational institutions influencing the intra and inter-personal aspects of teachers and students.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15388
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PATRÍCIA_TÁVORA._Dissertação_VERSÃO_FINAL._18_outubro _2012.doc421 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois