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http://hdl.handle.net/10174/15363
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Title: | Contributo das formações modulares certificadas, no "percurso profissional de agente de geriatria": estudo de caso dos trabalhadores das IPSS do Concelho de Aljustrel em 2010-2011 |
Authors: | Abel, Carolina Rosa Lúcio |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade |
Keywords: | IPSS Envelhecimento populacional Aprendizagem ao longo da vida Capital humano Agente de geriatria IPSS (Public Institution for Social Solidarity) Population aging Lifelong learning Human capital Geriatrics agent |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Quatro IPSS do concelho de Aljustrel utilizaram a rede de recursos formativos do
CT/FP de Aljustrel, para que os seus trabalhadores pudessem desenvolver e ou adquirir
competências indispensáveis nas suas práticas profissionais de geriatria.
Através deste trabalho de caráter exploratório ou descritivo, pretendeu-se
identificar, através da perceção dos diferentes atores sociais, dirigentes e trabalhadores,
que contributos obtiveram os trabalhadores com as formações e identificar necessidades
futuras de continuidade e capitalização.
Efetuou-se análise documental sobre a temática, de acordo com os pressupostos do
trabalho.
Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas aos dirigentes das instituições e
questionários a todos os participantes nas ações de formação.
Na análise das representações sociais dos dirigentes e dos trabalhadores, verificou-
-se que se apresentam, na sua maioria, convergentes, sobre os contributos da formação:
no desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, no espírito de partilha de
conhecimentos nos grupos de trabalho e na necessidade de darem continuidade às
formações; ABSTRACT: Four IPSS (Public Institution for Social Solidarity) the situated in the municipality of
Aljustrel have used the training resources from Aljustrel Training Centre so that their
workers could develop or acquire essential skills in their professional practise in
Geriatrics.
Through this analytical or descriptive survey, it is intended to identify, using the
different perception of social actors, directors and employees, what are the contributions
that employees gained with the training and also to identify the future needs for
continuity and capitalization.
A document analysis about the topic was conducted, according to the assumptions
of this survey.
Semi-structured interviews were applied to the institution leaders and
questionnaires to all participants in training actions.
In the analysis of officers and employees’ social representations, it was found that
they are mostly convergent about the contributions of training: the workers’ personal and
professional development, the mood of knowledge sharing in work groups and the need
to give continuity to the training. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15363 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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