Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15363

Title: Contributo das formações modulares certificadas, no "percurso profissional de agente de geriatria": estudo de caso dos trabalhadores das IPSS do Concelho de Aljustrel em 2010-2011
Authors: Abel, Carolina Rosa Lúcio
Advisors: Baltazar, Maria da Saudade
Keywords: IPSS
Envelhecimento populacional
Aprendizagem ao longo da vida
Capital humano
Agente de geriatria
IPSS (Public Institution for Social Solidarity)
Population aging
Lifelong learning
Human capital
Geriatrics agent
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Quatro IPSS do concelho de Aljustrel utilizaram a rede de recursos formativos do CT/FP de Aljustrel, para que os seus trabalhadores pudessem desenvolver e ou adquirir competências indispensáveis nas suas práticas profissionais de geriatria. Através deste trabalho de caráter exploratório ou descritivo, pretendeu-se identificar, através da perceção dos diferentes atores sociais, dirigentes e trabalhadores, que contributos obtiveram os trabalhadores com as formações e identificar necessidades futuras de continuidade e capitalização. Efetuou-se análise documental sobre a temática, de acordo com os pressupostos do trabalho. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas aos dirigentes das instituições e questionários a todos os participantes nas ações de formação. Na análise das representações sociais dos dirigentes e dos trabalhadores, verificou- -se que se apresentam, na sua maioria, convergentes, sobre os contributos da formação: no desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, no espírito de partilha de conhecimentos nos grupos de trabalho e na necessidade de darem continuidade às formações; ABSTRACT: Four IPSS (Public Institution for Social Solidarity) the situated in the municipality of Aljustrel have used the training resources from Aljustrel Training Centre so that their workers could develop or acquire essential skills in their professional practise in Geriatrics. Through this analytical or descriptive survey, it is intended to identify, using the different perception of social actors, directors and employees, what are the contributions that employees gained with the training and also to identify the future needs for continuity and capitalization. A document analysis about the topic was conducted, according to the assumptions of this survey. Semi-structured interviews were applied to the institution leaders and questionnaires to all participants in training actions. In the analysis of officers and employees’ social representations, it was found that they are mostly convergent about the contributions of training: the workers’ personal and professional development, the mood of knowledge sharing in work groups and the need to give continuity to the training.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15363
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
janeiro dissertação.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois