Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15332

Title: O professor angolano no novo contexto de mudança
Authors: Lima, Constança Tomé João de
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Professor
Mudança
Ensino
Aprendizagem
Contexto
Teacher
Changes
Education
Learning
Context
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O propósito deste estudo é apresentar uma imagem acessível do profissional da educação, pedagogo, suas vivências quotidianas diante da actual realidade da sociedade que enfrenta os desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico na actual era, a tão inovadora era da informação. Aqui espelhamos, a actividade do professor Angolano, através do estudo de caso de duas escolas em Luanda, auferida mediante questionário aplicado aos docentes das mesmas. Constatamos que em Angola, especificamente em Luanda onde se situam as escolas referidas, as mudanças têm ocorrido de forma global, paralelamente ao resto do mundo. Há a ressaltar certas limitações concernentes aos meios de ensino, métodos pedagógicos e materiais didácticos, assim como a melhoria do currículo de formação dos professores, tornando-o mais abrangente, orientado a formação para área empresarial, produtiva e social. O trabalho elaborado faz referência a actividade do professor, pedagogo, Angolano no novo contexto de mudança. Há neste trabalho informação sobre a arte de ensinar desde a sua origem até aos nossos dias. Uma resenha do profissional da educação, professor, pedagogo, mostra-o como aquele que domina saberes, capacitado e devidamente treinado para actuar somente em espaços escolares, hoje, especificamente em Angola, embora certos realizam suas actividades em outros ramos sociais. Referimo-nos às mudanças ocorridas no processo de ensino, adaptação deste profissional às mesmas, assim como na orientação da educação em espaços não escolares. O pedagogo sai do espaço escolar, que até à pouco tempo era apenas seu espaço restrito de trabalho, para se inserir neste novo espaço de actuação com uma visão redefinida. Empresas, hospitais, ONG, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e TV), entre outros, formam hoje o cenário de actuação deste profissional. Estas considerações apontam caminhos que poderão orientar a elaboração de directrizes curriculares nacionais para os cursos de pedagogia que retirem o pedagogo do limbo profissional e identificado em que se encontra; ABSTRACT: The Angolan teacher, in the new context of change - “The Case of the schools NossaSenhora da Luz (508) and Júlio Verne College” The purpose of this study is to provide an accessible image of the professional of education, pedagogue, his everyday experiences on the current reality of society, facing challenges posed by globalization and technological advancement in the current era, the era of so innovative information. Here, we have mirrored the Angolan teacher’s activity through a case study of two schools in Luanda, given through a questionnaire applied to the teachers of the same schools. We found that in Angola, particularly in Luanda where the schools are located, the likeness of the world, the changes have occurred in parallel. There are certain limitations to highlight concerning the means of education, teaching methods and materials, as well as improving the teacher’s curriculum, making them more comprehensive, leading their training to business, productive and social areas. The elaborate work refers to the activities of the teacher, educator, Angolan, in the new context of change. In this work, there is some information about the art of teaching, their origins to the present day. A review of the professional of education, teacher, pedagogue, the person who dominates knowledge, skilled and trained to act only in school spaces, today, specifically in Angola, although some of them perform their activities in other social areas. We refer to the occurred changes in the teaching process, the professional’s adaptation, as well as the orientation on non-academic areas. The teacher leaves the school space, which until recently was the teacher’s restricted space, to insert this new action space with a redefined vision as: companies, hospitals, NGOs, associations, churches, events, broadcast stations (radio and TV) and others, forming today the professional’s acting scenario. These considerations point to ways that may guide the development of national curriculum guidelines for teaching courses to withdraw the educator to the professional limbo in which it is identified.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15332
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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